15/06/2017 - 12:00
Branding

4 razões para investir na imagem da marca do seu negócio

Em um mercado cada vez mais competitivo e saturado de concorrentes, é uma obrigação saber como se diferenciar de outras empresas. Em muitos casos, isso depende diretamente da imagem da marca que é disseminada no ambiente-tarefa.

Com uma boa marca, todos os departamentos da empresa são beneficiados: da área de vendas até a gestão de pessoas — pois ela contribui para atrair talentos. Não é à toa que as companhias mais bem-sucedidas do mundo investem veementemente no assunto.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você: continue nos acompanhando e conheça as principais razões para investir na imagem da marca do seu negócio. Boa leitura!

1. Otimização da lucratividade

Os gestores costumam fazer malabarismo para precificar seus produtos, cortando diversos custos e calculando por infinitas vezes sua taxa mark-up. O objetivo é obter uma boa margem de lucro, algo fundamental para manter o negócio saudável e competitivo.

Contudo, é importante destacar que a marca é um dos elementos que mais interferem no preço de um produto. Quando a marca é sólida e reconhecida pelo público-alvo, é possível agregar muito mais valor e, consequentemente, obter uma maior lucratividade.

Enquanto um café comum custa cerca de R$1,00, a mesma bebida na Starbucks custa entre três e quatro vezes mais (veja como a marca pode influenciar no preço e lucratividade final do produto, e isso é válido para qualquer segmento do mercado!).

2. Atração e retenção do público-alvo

Atrair os clientes não é uma tarefa simples, afinal, o ambiente externo está repleto de ofertas e preços baixos. Além disso, hoje, existe uma pulverização dos meios de comunicação, o que torna essa tarefa ainda mais árdua para os gestores e empreendedores.

Nesse contexto, a imagem da marca atua como um protagonista. Quando bem arquitetada, ela contribui para transmitir credibilidade, força, ânimo e diversos outros aspectos positivos. Tudo isso atrai e fideliza os consumidores, transformando-os em verdadeiros promotores.

3. Diferenciação da marca

Como nunca antes, as empresas precisam se diferenciar para estarem vivas. Esse diferencial pode ser encontrado em diversos aspectos, como no produto ou atendimento. Porém, o maior diferencial é a própria imagem da marca do negócio.

Ao construir esse diferencial, a companhia consegue se destacar da concorrência e obter a preferência de compra dos clientes finais. Desse modo, é possível construir uma imagem única e muito mais resistente às variáveis do macroambiente.

4. Atração de profissionais talentosos

Para que uma empresa possa ser bem-sucedida e atender bem aos seus clientes, ela precisa de colaboradores atenciosos e capacitados. Uma boa marca também contribui diretamente para isso, afinal, ajuda a atrair pessoas acima da média.

A construção de uma marca empregadora ainda é pouco considerado pelas pequenas empresas, mas grandes companhias (como a Unilever, Google e Zappos) investem cada vez mais nisso. Ao desenvolver sua marca, você conseguirá captar grandes profissionais.

Esses são apenas alguns dos benefícios, mas existem muitos outros. Quando uma empresa investe em sua marca, consegue obter grandes resultados, tornando-se mais amada e respeitada em seu segmento de atuação!

Agora que você já está por dentro do assunto e conhece as principais razões para investir na imagem da marca do seu negócio, aproveite para continuar aprendendo. Leia 5 motivos para a sua empresa estar presente nas redes sociais


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