15/08/2016 - 11:53
Franquia

5 dicas essenciais para otimizar a gestão da franquia

A prosperidade de uma rede de franquias é consequência de uma ótima gestão, afinal, você não se preocupa apenas com um estabelecimento, se preocupa com vários: os seus franqueados. Nesse sentido, é imprescindível que você desenvolva boas práticas de gestão da franquia, otimizando o trabalho de toda a sua cadeia de suprimentos a fim de garantir eficiência e produtividade máximas.

Mas como conseguir isso?

Fortaleça sua cultural organizacional

Uma das características das franquias é a manutenção da mesma imagem e identidade organizacionais em todos os estabelecimentos. Isso requer um excelente trabalho de marketing, mas, principalmente, uma cultura organizacional forte.

Cultura organizacional é o “modo como as coisas são feitas”, o reflexo da visão, missão e valores da sua franquia. Para mantê-la sólida, você precisa envolver todos os seus funcionários e franqueados, fazer com que eles compreendam quem é a sua empresa e para quê ela foi criada.

Com uma cultura coesa, será mais fácil gerir a franquia, pois todos estarão propagando as mesmas mensagens a todo o tempo e saberão exatamente quais objetivos devem ser atingidos para que a franquia continue a crescer e prosperar.

Tenha processos estruturados

Uma gestão da franquia eficiente requer processos bem estruturados, que sejam fáceis de conduzir e entender. Para tanto, mapeie seus processos atuais, consultando seus funcionários e franqueados sobre as dificuldades que eles sentem ao desempenhar suas atividades.

Em seguida, crie grupos de trabalho para otimizar os processos, isto é, reduzir os gargalos e torná-los mais ágeis e eficientes. Quanto menos burocracia sua equipe enfrentar no dia a dia, maior será a produtividade e melhores serão os resultados.

Não se esqueça de documentar todos os processos para facilitar o compartilhamento do conhecimento com novos franqueados, pois quanto mais cedo eles começarem a colher frutos, melhor para a gestão da franquia.

Adote um sistema de gestão da franquia

Otimizar a gestão tem tudo a ver com melhorar o fluxo de informações e torná-lo mais ágil, o que contribui para a tomada de decisão. Nesse caso, é indispensável que você adote um sistema de gestão focado em franquias.

Com um sistema customizado para a sua atividade, é possível automatizar muitos dos processos que tomam tempo da sua equipe, armazenar e analisar uma grande quantidade de informações importantes para a gestão da franquia e ainda conhecer melhor o perfil dos clientes e franqueados, já que você terá à disposição muitos dados para analisar.

Quanto mais informações acerca do seu nicho de mercado você tiver, melhor será sua capacidade de análise de cenários e tendências, aproveitando as oportunidades que se apresentarem e combatendo os riscos inerentes ao seu negócio com maior efetividade.

Mantenha-se atualizado constantemente

Um bom gestor de franquias deve ser uma pessoa informada, curiosa e atenta às mudanças constantes do mercado. Esses dados trazem insights para que você melhore a gestão da franquia e descubra novas oportunidades de negócios, ampliando ou fortalecendo sua atuação.

Acompanhe sites, blogs e portais de notícias; participe de eventos do setor; converse com outros profissionais do ramo e interaja com outros empreendedores por meio das redes sociais. Utilize cada plataforma de comunicação e interação em todo o seu potencial para extrair o máximo de conhecimento possível para aplicar na gestão da sua franquia.

Invista em marketing de relacionamento

Gerir diversos franqueados não é tarefa fácil, mas pode ser menos dispendiosa se você utilizar o marketing de relacionamento para manter a proximidade. Construa uma boa relação de confiança com seus franqueados munindo-os com informações relevantes e proporcionando os treinamentos adequados para que eles também façam uma boa gestão da franquia.

Esteja aberto ao feedback e promova uma política de construção de soluções em conjunto, sempre utilizando-se das ferramentas do marketing de relacionamento para não perder a conexão com seus franqueados, como: e-mail marketing, SMS marketing, eventos, informativos, webinars, hagouts, entre outros.

Curtiu essas dicas para melhorar a gestão da franquia? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de complementar este post com sua experiência? Deixe seu comentário!

 

gestao de crises com franqueados


Nome completo

E-mail

Digite sua mensagem aqui