21/06/2017 - 12:00
Branding

5 dicas para uma comunicação visual eficiente

A comunicação visual é algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por meio dela, é possível criar e manter uma conexão com os clientes, reforçando a imagem da sua marca e expandindo seu alcance no mercado.

Para ter sucesso nessa empreitada, porém, é preciso investir na criação de uma identidade visual e desenvolver estratégias consistentes de comunicação. Por mais que essa tarefa pareça complexa à primeira vista, com planejamento e e organização tudo é possível — e acredite, o resultado é recompensador!

Quer uma ajudinha para começar? No post de hoje, listamos 5 dicas essenciais para uma comunicação visual eficiente. Continue a leitura e entenda!

1. Conheça seu negócio profundamente

A comunicação visual precisa traduzir a identidade da empresa, e o único jeito de realizar esse trabalho com qualidade é conhecendo profundamente todas as características do negócio.

Entender como é o mercado, que problemas os clientes querem solucionar ao procurar a empresa e quais as limitações do meio ajuda a definir o conceito a ser comunicado.

Por isso, o passo inicial em um projeto de comunicação visual deve ser a pesquisa detalhada sobre a empresa, o que inclui o conhecimento sobre quais são seus valores, seus objetivos e seus principais clientes.

2. Construa uma mensagem consistente

A partir do conhecimento do negócio e do seu público-alvo, é possível construir um conceito de comunicação visual que transmita os valores da empresa em sua essência.

É importante que a mensagem a ser transmitida seja coerente com os objetivos do negócio e adequada ao padrão de linguagem visual do público-alvo.

Este é o momento ideal para definir as cores, formas e símbolos que irão representar a identidade visual da empresa.

3. Invista no planejamento da comunicação visual

A comunicação visual deve ser pensada em todos os meios de interação com o público. Desde a papelaria, a sinalização e os uniformes até as redes sociais: tudo deve ser construído em conjunto.

O padrão visual precisa ser mantido, no entanto, devem ser observadas as adaptações necessárias às características de cada mídia. O tempo dedicado ao planejamento é fundamental para garantir que nenhum canal de comunicação seja esquecido.

4. Controle a produção das peças

De pouco adianta um projeto muito bem elaborado com uma execução falha. A qualidade de impressão, o acabamento e a veiculação das peças interfere diretamente nos resultados.

Um descuido nessa etapa do processo pode prejudicar a imagem da empresa. Portanto, fique sempre atento aos fornecedores contratados e faça um monitoramento frequente das entregas.

Assim, você garante que as cores, formas e efeitos planejados estão sendo produzidos com a fidelidade necessária.

5. Conte com o apoio de profissionais da área

Estar cercado dos parceiros certos é um ponto facilitador na construção da comunicação visual. Uma agência de marketing e uma gráfica, por exemplo, podem ajudar — e muito! — nesse processo.

Esses profissionais são capazes de desafogar as demandas dos departamentos internos, tornando mais fácil o trabalho dos gestores.

Além disso, nas etapas de produção, um parceiro de confiança deixa o processo mais seguro e tranquilo, trazendo melhores resultados.

A eficiência da comunicação visual é determinada pelo planejamento e monitoramento constante. Observar o mercado, os consumidores e o próprio negócio faz com que as mudanças necessárias sejam rapidamente percebidas e os ajustes realizados.

Agora que você já sabe como construir uma comunicação visual eficiente, compartilhe conosco sua experiência, sugestão ou dúvida sobre o assunto aqui nos comentários!


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