30/11/2017 - 14:42
Trabalho em Equipe

5 motivos para sua empresa investir em comunicação interna

Um erro que muitos gestores cometem na vida profissional é acreditar que investir em comunicação interna é um gasto sem retorno. A verdade é que, se implementada corretamente, essa medida pode trazer excelentes benefícios para empresa, tanto entre as equipes quanto para os clientes.

Uma boa estratégia de comunicação interna consiste em utilizar os canais certos para engajar os membros do time. Com o constante desenvolvimento da tecnologia, contamos com maneiras cada vez mais eficientes de fazer isso.

Entre as vantagens obtidas, destaca-se a satisfação dos profissionais, a otimização da rotina de trabalho e o aumento do faturamento. Para ter sucesso na área, porém, é preciso se certificar de que você está implementando estratégias que atendem as características da sua equipe.

Precisa de mais argumentos? Veja, a seguir, 5 motivos para sua empresa investir em comunicação interna:

1. Melhora no faturamento ao investir em comunicação interna

Você sabia que investir em comunicação interna faz bem para o faturamento? Segundo levantamento da consultoria Tower Watson, quem tem uma estratégia de comunicação interna eficaz vê um aumento de 47% na valorização da empresa junto aos acionistas. Portanto, não se trata de um desperdício de recursos, mas do contrário: um caminho para colocar você na rota do sucesso.

2. Aumento na satisfação da equipe

Está mais do que comprovado que um time feliz produz mais e melhor. Você precisa contar com esforços que garantam esse cenário, e esse é um dos motivos para investir em comunicação interna. Elabore uma estratégia que traga destaque aos membros da equipe, que ensine novas maneiras de realizar o trabalho e que consiga utilizar o conteúdo para tornar o dia a dia mais fácil e eficiente.

3. Diminuição de barreiras

A sua empresa sofre com o problema de equipes muito isoladas umas das outras? Investir em comunicação interna é o caminho para resolver a situação e integrar a todos. O propósito dessa tendência consiste em ter uma única mensagem sendo repassada pelos membros do time, independentemente do departamento ou setor. É possível promover ações focadas em integração e mantê-las ativas por muito tempo.

4. Otimização dos fluxos de trabalho

Investir em comunicação interna também é uma ótima forma de garantir que toda a equipe trabalhe de maneira eficiente. A estratégia pode ser usada para disseminar o modo mais produtivo de conduzir os fluxos e manter um padrão para todos. Isso vai diminuir a refação das atividades, reduzindo o desperdício de tempo e recursos. A consequência disso é a diminuição de gastos na empresa.

5. Fortalecimento da cultura interna

Toda empresa precisa de uma cultura própria, que seja visível e influencie na sua forma de trabalhar. É o que vai diferenciá-la no mercado e pode ser decisiva para a entrada de um bom volume de negócios. Investir em comunicação interna é uma ótima maneira de potencializar isso, já que você pode usar tais canais para destacar essas características únicas e deixar toda a equipe alinhada.

Esses argumentos são suficientes para entender a importância de investir em comunicação interna em qualquer mercado. Lembre-se de que a satisfação do seu profissional é decisiva para a geração de entregas de qualidade e, consequentemente, de mais sucesso em seus negócios. Fique de olho nas tendências da área para implementar as melhores ideias e destacar-se.

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