26/10/2017 - 11:02
Marketing de Incentivo

6 benefícios de implementar o marketing de incentivo na sua empresa

Ao longo dos últimos anos, as pessoas mudaram a forma de ver as empresas e de se relacionar com as marcas. Os consumidores estão mais conscientes de seu valor e se envolvem em aspectos que extrapolam o preço e a funcionalidade dos produtos. Hoje, o engajamento desse público é parte das metas das empresas.

E não foi apenas o consumo que mudou. A relação entre organizações e colaboradores também tomou um novo contorno, e o salário não é mais o único benefício em pauta. Diante disso, tem-se o cenário perfeito para o desenvolvimento do chamado marketing de incentivo.

Mas afinal, o que é marketing de incentivo?

Trata-se de um braço do composto de marketing que tem como base essas relações mais humanizadas entre marcas e pessoas e atua no sentido de recompensar os envolvidos. Podem ser clientes, prospects, colaboradores, imprensa e diversos outros públicos.

Estamos falando de uma maneira de estimular a interação e o relacionamento com as organizações, marcas e produtos. Grosso modo, um meio de obter vendas e reforçar o valor intangível da marca.

O que mais se nota é o marketing de incentivo como ferramenta de endomarketing e de vendas. É uma alternativa comprovadamente eficaz e que cresce a cada dia. E como sua empresa não pode ficar de fora, selecionamos 6 benefícios dessa estratégia.

Quais são os principais benefícios?

As ações de aproximação das marcas com os públicos, baseadas no entendimento das suas necessidades e no diálogo, estão entre as práticas que mais crescem no ambiente de marketing. Confira os benefícios e mãos à obra!

Fidelização de clientes

A tão sonhada (e complexa) fidelização de clientes encontra um caminho seguro no marketing de incentivo. Como assim? As premiações e recompensas são uma maneira de fazer com que o interesse do cliente esteja sempre aceso, sempre em alta.

Segue a lógica de que quanto mais ele comprar, mais benefícios e reconhecimento obterá. Além de mantê-lo vinculado à sua empresa, reduz bastante a sensibilidade ao preço.

À medida que os “presentes” aumentam, mais os laços se estreitam e a relação de confiança cresce. Isso é extremamente importante para manter consumidores ativos e propagadores de sua marca.

Conquista de novos clientes

Os clientes fidelizados são uma espécie de vitrine para os que ainda não conhecem sua marca ou estão iniciando um relacionamento. Saber dos benefícios de fazer parte dessa comunidade atrai novos olhares.

O marketing de incentivo atua no despertar da motivação do indivíduo a consumir determinado produto ou serviço de uma determinada marca. Mas, é no cultivo desse relacionamento que ele se destaca.

É muito importante que as empresas sejam coerentes com suas “promessas” iniciais no desenrolar do contato com o novo cliente para, assim, caminhar para a fidelização, como mostramos no item anterior.

Redução de custos

Em um primeiro momento pode-se ter a ideia de que essa prática gera mais custos para as organizações. Entretanto, a realidade é outra. As vantagens do marketing de conteúdo pagam por si o investimento necessário, haja vista que os investimentos em divulgação, reconquista de clientes e esforços para atrair novos clientes são expressivamente reduzidos.

Quando aplicado no contexto interno das organizações, isto é, com foco nos funcionários, a redução de despesas é ainda mais notória. Vamos abordar mais adiante a relação com os colaboradores, mas já adiantamos que com a maior satisfação em fazer parte da equipe, gastos com atestados, demissões, novas contratações e processos diminuem com o passar do tempo.

Crescimento de vendas

O aumento da confiança na marca, as boas experiências proporcionadas e as vantagens materiais, como descontos, bônus e brindes, oportunizam um salto nas vendas.

Além disso, ao passo que o relacionamento vai se estreitando, as empresas passam a ter um conhecimento maior sobre o público. Assim, ampliam-se as chances de oportunidades de oferecerem soluções que vão exatamente ao encontro das necessidades e expectativas dos públicos da marca. É venda na certa!

Aumento do engajamento dos funcionários

Aliado número um do endomarketing, o marketing de incentivo atua no sentido de motivar colaboradores, engajá-los com a missão empresa, gerar o sentimento de pertencimento e aumentar a qualidade de vida no trabalho. Tudo isso por meio de ações que demonstrem ao colaborador a importância de seu trabalho e o interesse em seu bem-estar.

É comum as organizações optarem por sorteios, confraternizações, cartões de descontos, viagens e brindes em dinheiro. O mais importante é que sejam ações com essência e coerentes com a cultura da organização. Caso contrário, pode soar forçado e o efeito será o contrário do esperado.

A motivação é um fator interno, mas com as devidas ferramentas e a dedicação da empresa pode ser cultivada. E é como dizem os estudos organizacionais: os colaboradores são o espelho da marca e são eles que cuidam diretamente de seus clientes.

Valorização da marca

Não apenas de um largo fluxo de caixa sobrevive uma empresa. É cada vez mais importante e decisiva a reputação das organizações. Marcas fortes, com boas reputações, valorizam a qualidade de vida do colaborador e o relacionamento transparente e amigável com os clientes.

Tudo a ver com o marketing de incentivo, não é mesmo? Desse modo, comprova-se que ele pode ser considerado como uma das bases para a gestão estratégica de uma marca. Afinal, é inconteste o papel do consumidor e do colaborador na construção de uma marca amada e sólida no mercado.

Como você viu, o marketing de conteúdo é uma interseção de motivação, incentivo e recompensa. É a partir desse ciclo que laços são criados com o consumidor e faz-se com que a marca participe de sua vida, de seus sonhos, expectativas e projetos.

Por meio de campanhas, cupons, brindes, cartões de pontuação, eventos e uma infinidade de alternativas, sua empresa torna factível o estímulo ao entusiasmo com seus produtos e marcas.

Vale ressaltar que o marketing de incentivo é uma das estratégias para se ter bons relacionamentos e crescimento dos negócios. Para que ele funcione plenamente, é preciso estar alinhado aos propósitos da empresa e às demais frentes de atuação, como o marketing digital e o marketing de relacionamento.

Agora que você viu como levar o marketing de incentivo para seu dia a dia, conte pra gente o que achou dessas dicas aqui nos comentários!


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