24/01/2018 - 10:27
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Chatbots para relacionamento com cliente: descubra por que usar

A tecnologia é uma das principais aliadas dos negócios. No entanto, é preciso saber como usá-la para atingir os seus objetivos. Um exemplo disso são os chatbots, robôs que você consegue configurar para automatizar o atendimento com o público da sua empresa.

Usar chatbots para relacionamento com o cliente é uma possibilidade graças às facilidades trazidas por essa tecnologia. Ao oferecer um serviço de mais qualidade às pessoas, elas ficam mais satisfeitas e se sentem estimuladas a realizar mais compras e recomendar a sua marca para os outros.

Pode parecer uma contradição, mas robôs podem deixar o seu público mais satisfeito com o atendimento da sua empresa. No entanto, é importante lembrar que essa tecnologia serve para facilitar o processo. Quem entra em contato precisa de uma solução, e o papel do chatbot é oferecê-la.

Veja a seguir por que usar chatbots para relacionamento com o cliente:

Velocidade e praticidade

As respostas dos chatbots são instantâneas, enquanto um atendente humano precisa pensar e consultar informações. Um cliente que está necessitando de uma solução precisa dela o mais rapidamente possível.

Chatbots são capazes de se conectar a diversas fontes de informação e devolver respostas instantâneas baseadas nos dados que coletam e em pedidos do público. Ao oferecer eficiência ao seu cliente, ele ficará mais satisfeito.

Auxílio durante crises

Por serem configuráveis conforme os seus critérios, os chatbots podem ser grandes aliados em um gerenciamento de crise. É possível disponibilizar um atendimento automatizado para prestar assistência em casos como esse, bastando preparar o roteiro dele.

Em situações de crise, é essencial poder contar com uma solução que proporcione um serviço rápido e eficaz. Sem isso você corre o risco de frustrar o seu público e agravar ainda mais esse cenário.

Oportunidades de vendas

Usar chatbots para relacionamento com o cliente significa usar as informações que a sua empresa possui sobre ele para oferecer um atendimento personalizado. Um exemplo disso é mandar recomendações de produtos que o cliente gostaria baseando-se no histórico de compras dele.

O uso do chatbot servirá como um gerador constante de oportunidades de vendas para a sua empresa. Não será necessário direcionar uma equipe de vendas para isso, bastando configurar o chatbot para esse trabalho.

Acessibilidade de qualquer lugar

Um dos principais benefícios de um chatbot é que esse mecanismo se adapta a diversos meios diferentes. Assim, o seu cliente poderá utilizá-lo de onde preferir, aumentando a sua satisfação e melhorando seu relacionamento com a empresa.

Chatbots funcionam com aplicativos de mensagens instantâneas como Facebook Messenger e Telegram, por exemplo, além de serem suportados por sistemas de chat online que você pode instalar no seu próprio site.

Implementar uma estratégia de chatbots para relacionamento com o cliente é perfeitamente possível graças às possibilidades dessa tecnologia. O uso desse recurso vai permitir entregar uma eficiência muito maior ao seu público por meio do atendimento, algo essencial em qualquer mercado. Esteja sempre de olho nas necessidades dessas pessoas para que você possa transformá-las em oportunidades vantajosas e oferecer um serviço cada vez melhor.

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