22/03/2017 - 13:00
Estratégias de Marketing

Como administrar e otimizar meu orçamento de marketing?

Se você possui um orçamento de marketing apertado, você provavelmente sabe das dificuldades de conseguir realizar todas as tarefas com criatividade dentro da verba estabelecida e ainda conseguir resultados. Em épocas de crise financeira, é comum que o orçamento de marketing seja cortado.

Para mostrar o valor da área para a empresa, é preciso trazer um ótimo retorno, certo? E nada melhor do que trazer esse retorno com um investimento que seja considerado pequeno diante do lucro que ele traz.

Para otimizar seus resultados, cada real gasto deve ser bem planejado. Por isso, trouxemos algumas dicas de como otimizar o seu orçamento e melhorar as suas vendas.

Faça um planejamento estratégico para o seu orçamento de marketing

Para ter um orçamento efetivo, primeiro você deve ter um bom planejamento e uma estratégia com objetivos bem definidos. Pense em quais são as suas metas para o próximo ano e, a  partir disso, planeje como alcançá-la.

Em quais redes você já está e que trazem retorno? Quais redes a sua concorrência está investindo? Quem é a persona que você quer alcançar? Avalie bem esses pontos para fazer um planejamento efetivo e que seja seguido em conjunto com a equipe de vendas.

Evite os ruídos na comunicação com o time de vendas — afinal, é para eles que você está entregando leads qualificados e são eles que devem fechar o negócio.

Segmente suas campanhas

Se você está com um orçamento limitado, é melhor investir em campanhas segmentadas em redes nas quais você tem maior alcance e nas quais pode controlar melhor os custos, em vez de espalhar essa verba entre várias plataformas.

Em geral, os melhores canais para investir são o Google e o Facebook, mas, se houver alguma outra plataforma na qual a sua empresa faz sucesso, invista nela, como mostraremos no próximo tópico.

Foque em campanhas que já possuem resultado positivo

O segredo de uma estratégia de sucesso e de um orçamento bem investido, é mensurar os resultados das campanhas já feitas. Defina suas metas por meio do Google Analytics e outras ferramentas de monitoramento de métricas, para então perceber de onde vêm as suas visitas e vendas.

Compare o seu tráfego orgânico, as campanhas pagas e suas redes sociais, assim você consegue medir quais canais estão gerando mais vendas e, dessa forma, pode investir em campanhas similares às que já fizeram sucesso nesses canais.

Invista no remarketing

Fazer remarketing significa tentar novamente com um potencial cliente. Pessoas que já se mostraram interessadas no seu produto, porém não converteram ainda, podem acabar fechando o negócio por meio de outras plataformas.

Você já deve ter reparado que, quando busca por um produto em um site, durante algum tempo, depois aparecem propagandas dele em todos os lugares. Esse é um ótimo exemplo de remarketing.

Ele pode ser feito via e-mail marketing, por exemplo, com aqueles que se inscreveram na sua newsletter. Essa é uma ótima forma de otimizar seus recursos, buscando converter pessoas que você já sabe que estão interessadas.

Pesquise por agências de marketing especializadas

Muitas vezes, para otimizar o seu orçamento de marketing, vale a pena contratar uma agência especializada, que vai saber como alocar os recursos com precisão e poupar seu tempo com algumas tarefas que podem ser terceirizadas. Isso ajuda a pensar em estratégias e diagnósticos da comunicação do seu negócio.

Com essas dicas, o seu orçamento de marketing tem tudo para trazer resultados efetivos! Concorda? Então, conta pra gente nos comentários quais são suas principais dúvidas na hora de alocar recursos para o marketing da sua empresa!


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