01/06/2017 - 18:00
Estratégias de Marketing

Como aliar o marketing digital ao marketing tradicional

Muitas empresas, ao investir em marketing digital, acabam se desvinculando totalmente das estratégias de marketing tradicional que já estavam sendo realizadas.

Para que você tenha sucesso com as duas estratégias é preciso que elas caminhem juntas. Isso significa ter uma comunicação on-line e off-line que realmente faça sentido, sem separar a empresa em dois universos completamente diferentes.

As estratégias de omnichannel — termo recentemente utilizado e que tem sido tendência no mercado — consiste justamente na integração entre todos os canais da empresa, seja on ou off-line, levando comodidade e praticidade aos clientes.

Ao pensar em aliar marketing digital e marketing tradicional é necessário desenvolver ações que integrem os dois sem desvincular a imagem da empresa ou criar duas narrativas. Para que você consiga fazer esse alinhamento, separamos algumas dicas. Confira!

Divulgação e realização de eventos

É comum empresas, principalmente de varejo, divulgarem seus eventos no ponto de venda. Essa estratégia é interessante e funcional, uma vez que abraça os clientes e prospects que já possuem intenção de compra.

No entanto, uma divulgação realizada por meio das redes sociais ajudaria imensamente a aumentar o alcance do evento, uma vez que um post patrocinado pode ser bem segmentado e atingir pessoas na região da sua loja/empresa que ainda não conhecem/curtiram a sua página nas redes sociais!

Captação e nutrição de leads

A captação e a nutrição de leads também pode ser uma boa forma de unir marketing tradicional e marketing digital. Quando pensamos na aquisição de clientes precisamos entender também qual é o preço de cada novo cliente para a sua empresa.

O marketing tradicional tende a ser uma das opções mais caras na hora do investimento. Por isso, se aproveitarmos o benefício da segmentação do marketing digital conseguimos captar uma quantidade muito maior de leads e trabalhá-los de forma mais prática e barata, fazendo com que o custo de aquisição de cliente seja menor e o lucro chegue mais rápido.

Relacionamento com o cliente

Quando pensamos na aquisição de clientes na loja física, precisamos pensar também em como manter esses clientes engajados, além de conquistar novos.

O marketing digital é uma excelente maneira de aproximar cliente e empresa e aprimorar o relacionamento entre eles.

Com formas mais práticas de trabalhar cada cliente, as redes sociais e as estratégias de e-mail marketing são capazes de transformar clientes comuns em verdadeiros admiradores da sua empresa.

1. Redes sociais

As redes sociais vão ajudar a abrir o espaço de fala para os seus clientes. Elas são o contato mais simples com a sua empresa e um espaço em que os consumidores tradicionalmente apresentam suas dúvidas, críticas e sugestões.

O poder dessas ferramentas é imenso. Afinal, quem melhor do que seu próprio cliente para dizer o que ele precisa que você entregue, quais são as qualidades da sua marca e o que você precisa melhorar?

2. E-mail marketing

Para empresas que possuem um bom CRM ou um controle ainda mais simples de clientes e que trabalham com e-mail como forma de cadastro, o relacionamento também pode acontecer dentro dessa plataforma.

Uma boa estratégia de e-mail marketing permite enviar e-mails a respeito de promoções, produtos relacionados à última compra do cliente, fazer pesquisas de satisfação e muito mais!

A verdade é que, para que o seu negócio caminhe da melhor forma possível, é necessário entender como o marketing tradicional e o marketing digital podem trabalhar juntos. Cada um possui uma especificidade que precisa ser bem estudada e aproveitada para gerar resultados — e esse é o segredo das empresas de sucesso!

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Greison Santos 04/06/2017 - 16:36

Gostei muito do conteúdo. Prático, conciso e criativo. De fato quando foca-se em comunicação on-line, é comum esquecer-se da off-line. Parabéns!!!


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