21/09/2016 - 08:10
Franquia

Como escolher uma agência de marketing para minha rede de franquias?

A agência de marketing que irá prestar serviços à sua rede de franquias não pode ser escolhida aleatoriamente: é preciso haver sintonia entre os seus objetivos e as propostas de desempenho que a agência oferece. Mas como escolher uma agência de marketing? O que deve ser observado? Como saber se ela será capaz de corresponder às necessidades da sua empresa?

Uma agência pode ser bem conceituada, ter conquistado prêmios e possuir valor no mercado, mas isso não significa que ela tenha a estrutura e a expertise necessária para desenvolver os serviços que a sua empresa realmente precisa.

Quer saber como escolher uma agência de marketing à altura do seu empreendimento? Confira agora os 4 passos que listamos para não errar na seleção:

 

Avalie as necessidades da sua empresa

Antes de procurar por uma agência de marketing e por serviços que poderão alavancar sua rede de franquias, é preciso olhar para dentro e identificar seus próprios pontos fracos.

Procure descobrir quais tipos de serviços ou ações de marketing poderiam ser trabalhados para desenvolver melhor esses pontos fracos. Faça o mesmo com os pontos fortes e destaque de que forma você acredita que eles possam ser enaltecidos.

Essa etapa é importante para que você saiba o que está procurando quando partir em busca de uma agência, bem como, para facilitar o diálogo entre vocês. A agência precisa saber qual a situação da sua empresa para iniciar qualquer tipo de trabalho, análise e avaliação. Você, que é o responsável pela empresa, como você a enxerga?

 

Peça indicações para outras empresas

No seu círculo de amizades profissionais, você certamente contará com muitas pessoas para indicar boas agências de marketing. Se não conseguir, não tem problema: uma boa pesquisa na internet também pode resolver o problema!

No entanto, com ou sem indicação, é fundamental que você descubra os clientes que são atendidos pelas agências que você se interessou e tenha uma conversa sobre as expectativas em relação aos resultados.

Muitas agências colocam os clientes que atendem em seus sites. Faça uma pesquisa e busque por muitas referências e pela reputação da agência. Ouvir nunca é demais.

Não se esqueça também de ver o portfólio de trabalhos que a agência já realizou. É preciso que você veja e goste. Que cause uma identificação.

 

Conheça os serviços prestados

Antes do primeiro contato com um profissional da agência, é importante olhar com bastante atenção o site dela. Veja quais serviços são oferecidos pela empresa e a descrição de cada um deles. Peça também para ver o portfólio e conhecer os casos de sucesso.

Se no site oferecer download de materiais ou assinatura de newsletter, não hesite em baixá-los: essa é uma ótima forma de conhecer melhor a agência.

Procure ainda entrar em contato para conhecer a agência e os profissionais que trabalham nela. Não fique limitado a empresas próximas ao seu escritório, explore de outras regiões também e utilize da tecnologia para estabelecerem a melhor forma de contato.

 

Analise o custo-benefício dos serviços

Após o contato, vem a parte mais esperada: quanto a agência de marketing cobra pelos serviços? Isso é muito relativo, pois depende das necessidades e objetivos da sua rede de franquias em relação às estratégias que a agência acredita serem mais adequadas para o seu caso.

O fato é que você deve ser bastante claro no quanto dispõe de investimento e por quanto tempo conseguirá manter esse valor. Algumas estratégias costumam ser mais pontuais e exigem um investimento maior. Por outro lado, outras não têm tanto custo, mas são feitas em longo prazo e o retorno também pode demorar para acontecer.

Converse bem com a agência escolhida e certifique-se que esteja tudo bem esclarecido no contrato que assinar.

Agora que você já sabe como escolher uma agência de marketing para a sua rede de franquias, que tal pesquisar as melhores empresas que oferecem esse serviço no mercado? Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

 

gestao de crises com franqueados


Nome completo

E-mail

Digite sua mensagem aqui