03/03/2017 - 13:00
Planejamento Estratégico

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Segundo um levantamento realizado pelo Google, 74% dos usuários de smartphone pesquisam na internet pelos produtos antes de finalizar uma compra.

Isso significa que as empresas que estiverem preparadas para aproveitar esse tráfego online têm muito mais chances de alcançar acessos e pessoas interessadas pelos seus produtos e serviços — mas isso só é possível com um bom planejamento de marketing digital.

Se você ainda não sabe fazer esse planejamento, fique tranquilo, pois nós vamos te ajudar. Neste artigo, explicamos o que você deve saber para elaborar um ótimo planejamento de marketing digital na sua empresa. Vamos lá!

Defina metas e objetivos

Antes de iniciar o planejamento de marketing digital, é necessário que você já tenha em mente todas as metas e objetivos que deseja alcançar, para que as ações estejam alinhadas e possam alcançar o rumo do sucesso.

Portanto, defina claramente todas suas metas e objetivos. Também não se esqueça de estabelecer prazos para a execução, já que o tempo é curto e as ações não podem fugir da data estipulada pela sua empresa.

Estabeleça um orçamento

Se a sua empresa está começando com o planejamento de marketing digital, o ideal é que você estabeleça um orçamento real e não passe dele.

O retorno dos investimentos em ações de marketing digital tende a ser mais alto do que outras modalidades de marketing; porém, é preciso ser realista com a situação da sua empresa para não dar passos para trás no início.

Por exemplo, se a sua marca investir todo o valor no início e as campanhas não trouxerem o retorno esperado, você não terá o capital necessário para seguir com novos investimentos.

Então, ao realizar um planejamento de marketing digital, é importantíssimo que você tenha estabelecido um orçamento e saiba utilizá-lo para ir ganhando espaço na internet com o tempo.

Conheça o seu público

Se você não conhecer o seu público, com certeza o planejamento de marketing digital tem muitas chances de dar errado. Isso porque esse conhecimento é fundamental para que a sua empresa possa direcionar as campanhas para as pessoas certas, nos lugares certos e no momento certo.

Além disso, quando conhecemos o público-alvo, é possível produzir peças publicitárias, conteúdo e realizar ações mais apropriadas para ele. Como consequência, é mais fácil atrair sua atenção.

Elabore um cronograma de ações

Agora que você estabeleceu um orçamento e já conhece o seu público-alvo, é hora de elaborar um cronograma para todas as ações que quer realizar. O ideal é que esse calendário seja mensal, para que todas as campanhas e ideias sejam executadas.

As peças das redes sociais, as ações de marketing de conteúdo e os disparos de e-mail marketing, por exemplo, precisam estar alinhados e definidos antes da veiculação, para que a sua empresa obtenha os resultados esperados.

É por isso que o cronograma é tão importante. Por meio dele, sua empresa terá o controle das ações que foram realizadas e, caso o retorno não tenha sido satisfatório, você poderá otimizá-las.

E aí, gostou do passo a passo para fazer um planejamento de marketing digital? Então, deixe seu comentário aqui no post ou baixe nosso E-book que está logo abaixo!

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