13/02/2017 - 13:00
Branding

Como sua empresa pode construir uma marca forte?

A marca é um dos elementos mais importantes de um negócio. Ela pode ser um símbolo, nome, imagem, termo ou qualquer outro elemento que represente uma empresa. Porém, construir uma marca forte, que retrate, de forma autêntica, a imagem de uma instituição, requer um trabalho cuidadoso em seus mínimos detalhes.

Quer saber como a sua empresa pode ter uma identidade forte e única? Confira agora nosso passo a passo:

O que é uma marca forte?

Uma marca forte é aquela que representa a reputação da empresa através de valores, propósitos, forças, diferenciais e paixões. Mas a definição de marca vai além disso: trata-se, também, da forma como você comunica esses conceitos e como o público vai recebê-los.

Jeff Bezos, CEO e presidente da gigante Amazon, diz que “marca é o que as pessoas falam sobre você quando você não está presente.” Em uma era na qual informação e autoridade é tudo, é preciso ter uma marca sólida para se manter em competição, conquistando novos clientes e retendo os antigos.

Como construir uma marca forte?

1. Determine seus objetivos

Antes de construir uma marca forte, vamos determinar em que estágio a empresa está e aonde ela quer chegar a curto e a longo prazo. Esse processo é imprescindível para evitar gastos e recursos desnecessários. Por isso, dar uma boa olhada nos ambientes interno e externo da empresa pode ajudar a perceber tendências e clarificar os objetivos.

2. Conheça seu público-alvo

Com tudo isso em mente, é hora de partir para o público-alvo, que deve incluir consumidores, parceiros e funcionários. Porém, é importante ser altamente específico para entender suas necessidades e desejos únicos, que posteriormente serão comunicados sob medida.

3. Identifique a personalidade da empresa

Assim como uma pessoa, a marca deve possuir uma personalidade com tudo o que tem direito, como: voz, trejeitos, ações, reações e comportamento. Não entendeu? É simples: a Apple, por exemplo, é uma marca claramente jovem e descolada. A IBM, por outro lado, é madura e sólida. Qual personalidade você quer que a sua empresa tenha?

4. Não se esqueça da essência

A essência da marca está relacionada às emoções. Como a sua empresa pode ser descrita em uma palavra? A Volvo, por exemplo, pode ser definida com a palavra “segurança”. A essência deve estar ligada ao coração da marca, ao espírito, a algo que transcende o símbolo.

5. Comunique-se com clareza

Ótimo, você criou a marca dos seus sonhos! Agora, é preciso comunicar com o seu público-alvo. Para isso, é preciso combinar boas estratégias de marketing digital com conteúdo relevante em posts de blogs e sites, além de informações para compartilhamento em redes sociais que possam contribuir para a comunidade.

Cada mensagem precisa estar em sintonia com a identidade da marca. Se você não se sente seguro para realizar toda a pesquisa necessária por trás da marca, contar com uma agência especializada pode garantir a eficácia de todos os processos deste trabalho.

E atenção: não se esqueça de focar na qualidade do seu produto ou serviço. É preciso inovar e fazer a diferença em todos os níveis, sempre garantindo que o consumidor receberá o que necessita.

Viu só como a sua empresa pode construir uma marca forte? Agora, que tal ficar por dentro de outras estratégias para garantir o sucesso do seu negócio? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!


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