12/09/2018 - 14:26
Estratégias de Marketing

Como usar o WhatsApp Business na sua estratégia?

Diante da grande quantidade de empresas que utilizam as redes sociais para se aproximarem dos clientes, o Facebook criou o WhatsApp Business. Este aplicativo com uma versão diferente ajuda na estratégia de vendas e marketing.

Ele contribui para conseguir informações necessárias para a montagem de uma estratégia diferenciada a partir das várias funções que tem. Além disso, passa mais credibilidade, praticidade e qualidade na hora de se relacionar com os consumidores.

Você já providenciou um WhatsApp Business para a sua empresa? Ainda não? Então baixe agora mesmo, porque nós vamos lhe ensinar a usá-lo para vender mais.

Tenha uma linha exclusiva para o negócio

Ainda é comum encontrar empreendedores que utilizam seu telefone pessoal para se relacionar com os clientes. Entretanto, essa não é uma prática ideal. O correto é ter um telefone exclusivo de atendimento para passar maior credibilidade.

Deve haver uma pessoa responsável pela administração da linha para garantir a padronização da linguagem, menor tempo de resposta, e que o cliente tenha uma boa experiência com o empreendimento.

Estabeleça um objetivo para o canal

Os objetivos podem ser variados: ter um grupo de comunicação, uma ouvidoria, enviar dicas conforme o público, divulgar promoções e outros. É possível trabalhar com um desses ou com todos, depende do resultado que a empresa quer alcançar.

Após definir a finalidade do WhatsApp Business, o gestor conseguirá planejar e distribuir adequadamente as atividades para que elas não se percam no decorrer do dia, e para que não se repitam. Essa organização é fundamental para o sucesso da estratégia.

Faça uso de chatbots

Os chatbots são ideais para realizar um atendimento básico de dúvidas e reclamações. Você pode escolher entre as diversas opções no mercado para integrar a sua linha do WhatsApp Business.

Essa inteligência artificial interpreta cada mensagem em forma de padrões. É daí que surgem aquelas respostas automatizadas. Elas são analisadas conforme o seu fluxo de atendimento, o que agiliza o processo e diminui a carga de trabalho do SAC.

Defina etiquetas de acordo com o funil de vendas

Falar em funil de vendas não é algo inédito para os vendedores. A novidade está nas etiquetas que possibilitam a marcação de pessoas e de mensagens.

O ideal é fazer a marcação conforme os nomes das etapas de seu processo de vendas. A partir desse critério, será possível separar as conversas e os contatos para facilitar o acompanhamento, bem como a evolução de cada um dos leads e clientes.

Mensure os resultados

Sabemos que todas as ações precisam ser avaliadas antes, durante e depois do processo. O que muitos não sabem é que o aplicativo tem uma função que ajuda a mensurar dados bem relevantes para as empresas.

O WhatsApp Business possibilita a conferência de mensagens enviadas com sucesso, entregue e lidas. Essa é apenas uma das várias métricas existentes que podem alavancar suas vendas de uma vez por todas!

Com a facilidade que o aplicativo proporciona às organizações, e com a grande quantidade de funções, vemos que investir nessa forma de comunicação e aproximação com o cliente é uma ótima saída para gerar valor para o negócio.

Além do WhatsApp Business, existem outras formas de melhorar sua estratégia de vendas e de marketing. Se quiser conhecer mais sobre essas alternativas e contribuir para o crescimento da empresa, siga-nos no Facebook e no Behance. Temos várias dicas para você!


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