31/08/2017 - 20:00
Branding

5 dicas de branding e gestão de marcas para empresas

Você já ouviu falar em branding? Trata-se de um conjunto de estratégias de gestão de marcas cujo objetivo é fortalecer uma marca no mercado, construindo uma percepção positiva em relação ao público consumidor.

Ao contrário do que muitos imaginam, o branding não é algo que deve ser feito apenas pelas grandes empresas e marcas de alcance nacional, mas sim por qualquer tipo de organização ou produto, independentemente do seu porte.

Pensando nisso, listamos aqui 5 dicas de branding e gestão de marcas que você precisa conhecer. Vamos conferir quais são elas?

1. Tenha uma identidade visual bem definida

Quando falamos em identidade visual, muitas pessoas logo associam o termo ao logotipo de uma empresa ou produto, mas o conceito é muito mais amplo. Ele comporta não só o logotipo, mas também um estudo de cores, tipografia, grafismos e aplicações em qualquer peça gráfica que represente a imagem da marca.

Para ter uma identidade visual bem definida, é importante que o trabalho seja desenvolvido por uma equipe experiente, contando com profissionais que saibam identificar os gostos do público-alvo, bem como elaborar estudos do design que permitam a criação de uma apresentação visual que cumpra com o objetivo da marca.

2. Invista em estratégias de marketing

Há um velho e sábio ditado que diz que quem não é visto, não é lembrado. É por isso que, em uma estratégia de branding, investir em marketing é algo que não pode ficar de fora de jeito nenhum.

Vale lembrar que, no branding, o foco das peças publicitárias não está nos benefícios de um produto, mas sim na representatividade de sua marca. Um exemplo bem sucedido disso são as famosas campanhas de Natal da Coca-Cola, que não têm como objetivo principal vender o refrigerante, mas, sim, passar uma mensagem de positivismo para o público.

3. Utilize as mídias sociais para se relacionar com os públicos

Com o advento das mídias sociais, ficou cada vez mais fácil de as marcas se aproximarem de seus públicos e adotar estratégias de branding. Em suas páginas ou perfis em redes como o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre outras, as empresas podem criar conteúdo de engajamento, de modo que os próprios seguidores propagarão as informações publicadas.

Dentre as dicas de branding, outra estratégia muito utilizada pelas marcas nas redes sociais são as ações com personalidades da mídia que são referência em um determinado segmento, tornando-as uma espécie de garotos-propaganda da marca.

4. Desenvolva um slogan

O slogan é uma declaração rápida, concisa e criativa que deve servir como a assinatura de uma marca. Ele precisa captar a mais pura essência da sua marca e ser de fácil memorização para o seu público.

Vale lembrar que o slogan também pode ser utilizado em anúncios em áudio ou vídeo, como uma assinatura sonora com uma narração de estilo próprio, por exemplo.

5. Tenha coerência entre as estratégias

É importante que todas as áreas envolvidas em uma estratégia de branding estejam alinhadas, pois a marca é vista como um conjunto do todo. De nada adianta, por exemplo, você ter um bom marketing de relacionamento com os clientes nas mídias sociais e alguém ser mal atendido quando vai a uma loja física.

Gostou das nossas dicas de branding e gestão de marcas? Então aproveite para conhecer 5 dicas exclusivas para uma comunicação visual eficiente!


Nome completo

E-mail

Digite sua mensagem aqui