03/05/2019 - 10:53
Social Media

Engajamento nas redes sociais: o que são métricas de vaidade?

Quem não se surpreende com o elevado número de seguidores de um perfil ou página no Instagram ou no Facebook? Ou com os likes de uma postagem específica? O mundo dessas mídias é muito pautado pela vaidade, ou seja, focado no que, aparentemente, é importante.

O fato é que tal característica pode mascarar a verdadeira situação dos projetos implementados pelas empresas. Neste artigo, explicaremos justamente o que são as métricas de vaidade e como gerar real engajamento nas redes sociais. Confira!

O que são métricas de vaidade? 

As métricas de vaidade podem ser definidas como os dados coletados pelos profissionais de uma empresa, que não ajudam no processo de tomada de decisões. Ou seja, são números que servem apenas para “inflar o ego”, por isso, o nome vaidade. 

E por que não devemos nos importar com tais números? A resposta é simples. Se você, por exemplo, tem um perfil no Instagram com 100 mil seguidores, mas tem um baixo volume de pessoas consumindo o conteúdo postado ou adquirindo os produtos/serviços ofertados, a grande base de pessoas seguindo não tem sentido para o empreendimento. 

Lembrando que o objetivo de uma empresa não é obter um grande número de seguidores, mas sim vender e ter clientes. Logo, se as suas ações não estiverem convergindo para isso, de nada adiantarão todas essas pessoas.

Como gerar real engajamento nas redes sociais? 

Agora, se desses 100 mil seguidores do exemplo anterior, 30% deles tiverem engajamento nas redes sociais, a história é outra. Isso porque engajar as pessoas ajuda a aumentar as chances de conversão — o que significa mais vendas e lucratividade para o seu negócio. Mas o que fazer, então, para aumentar esse índice que traz resultados reais para o empreendimento? 

Determine as personas

A persona é definida como a representação do seu cliente ideal. Para determiná-la, é preciso reunir dados sobre comportamento, mas também características demográficas, culturais, psicológicas, bem como as motivações, metas e desafios enfrentados por essa pessoa. 

A criação de personas o ajudará a direcionar os seus esforços de marketing, desde a linguagem que será utilizada para atingir esse público até a inovação em produtos/serviços que se encaixam às necessidades dele. 

Crie conteúdos de qualidade

Como dissemos, a criação de personas é de suma importância para definir as ações de marketing nas redes sociais. Tão importante quanto essa ação é estabelecer conteúdos de qualidade que, de fato, atraem o seu público. 

Hoje, as pessoas buscam informação de qualidade e as empresas que conseguem atender a essa necessidade com maior eficácia saem na frente. Além de conteúdos ricos, é preciso adaptá-los (para que sejam facilmente encontrados, utilizando técnicas de SEO), difundi-los por meio de e-mail marketing, etc. 

Promova a interação

Instigue o seu público a interagir nas suas postagens, busque fazer perguntas, pedir a opinião deles sobre determinado assunto e os responda adequadamente. Além de ajudar a aumentar a interação, a participação dessas pessoas pode ajudar a obter insights sobre o que postar daqui para a frente. 

Para garantir que isso acontecerá, busque trazer para os seus conteúdos nas redes sociais informações relevantes, e trabalhe com as emoções do público. 

Foque em trabalhar em cima do que o público perde, se não consome o seu produto 

Hoje, existe uma tendência que faz com que as pessoas permaneçam mais tempo nas redes sociais, o FOMO (Fear of Missing Out, ou Medo de Ficar por Fora). Por isso, trabalhe em cima de títulos que instiguem nos seus conteúdos, ressalte os diferenciais dos seus produtos ou serviços de maneira inusitada, entre outros. 

No entanto, só faça promessas nas mídias sociais se puder cumpri-las. Se a resposta for positiva, com certeza, o engajamento das páginas aumentará gradativamente. 

Por que não descartar as métricas de vaidade? 

Apesar de não impulsionarem mudanças no negócio, é preciso conhecer de perto das métricas de vaidade. Lembrando sempre de que elas não servirão para comprovar as ações do marketing, mas são uma fonte para identificar tendências, como a demografia de quem o segue. 

Esperamos que você tenha aprendido como criar engajamento nas redes sociais de maneira real. É muito importante entender o processo para conquistar os resultados desejados. 

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