17/04/2017 - 12:00
Branding

Entenda a influência da identidade visual nas vendas de um negócio

É fundamental saber organizar, de maneira estratégica, todas as ideias, mensagens e produtos elaborados por uma empresa para o seu público.

Essa sistematização, por meio do cuidado com a identidade visual, é capaz de transmitir mais claramente conceitos, diferenciar o seu negócio da concorrência e otimizar as vendas.

Para que os clientes tenham uma percepção positiva do negócio, é preciso que os esforços para manter uma identidade coesa sejam constantes — sempre em busca de aperfeiçoamento. Assim sendo, a empresa estará posicionada estrategicamente no mercado.

Listamos algumas informações sobre a importância de variados elementos no processo de percepção do consumidor. Confira!

Atente-se aos componentes da identidade visual

A marca de sua empresa precisa ser elaborada de maneira que transmita, com clareza, os seus ideais como organização. Devem ser representados os produtos e serviços por ela ofertados. Para isso, todas as escolhas que a englobam não podem ser aleatórias.

Esse conjunto, formado por símbolo (desenho e/ou imagem que ilustra o negócio) e logo (o próprio nome da empresa), deve ser fixado levando em consideração a fonte, cores, formas, grafismo, dentre outros.

Esses pontos são mais facilmente estabelecidos quando há um domínio sobre a identidade do negócio e o perfil do público.

Uma empresa que trabalha com a produção de cervejas artesanais e distribuição em pequenos bares, por exemplo, deve possuir uma marca diferente de uma que elabora lingeries e pijamas especialmente para mulheres com mais de 40 anos.

Os produtos são diferentes, assim como os públicos, que se engajam por elementos visuais distintos.

Mesmo que haja pontos de convergência entre os dois (uma mulher com mais de 40 anos pode, claramente, consumir cervejas artesanais), as duas empresas fictícias possuem propósitos únicos. Dessa forma, precisam ser representadas cada uma de sua forma.

É preciso levantar questionamentos como: quais palavras fazem maior sentido e estão mais presentes no universo do meu cliente? Quais cores o engajam mais? A forma desse logo ou produto o agrada? Ela é útil e atende às suas demandas?

Passe credibilidade ao cliente

O consumidor, ao perceber o nível de profissionalismo de uma empresa, dentre outros pontos, sente-se engajado por ela e seguro para finalizar uma compra. Uma identidade visual bem construída pode transmitir essa competência.

Muitas vezes, ferramentas visuais e plataformas, como o cartão de visitas ou páginas na internet, são a primeira forma de contato com o possível cliente.

Com o atual cenário de alta competitividade, ignorar a importância da interação inicial demonstra ausência de preocupação com a saúde do negócio — além de desconexão com o mercado.

A identidade visual traduz o propósito da empresa. Seguindo o exemplo do cartão de visitas, é importante que ele represente a identidade do negócio e que seja memorável, não apenas mais um pedaço de papel que vai para o lixo. Assim sendo, precisa transmitir profissionalismo e credibilidade.

Diferencie-se da concorrência

Ao entrar em uma determinada seção de uma loja ou supermercado, onde vários produtos similares são dispostos em uma mesma prateleira, o olhar tem maiores chances de ser atraído por elementos de destaque, correto? É por isso que a forma das embalagens, as cores nelas utilizadas e o logo têm influência direta nas vendas.

O negócio é posicionado de maneira estratégica ao investir na coerência desses elementos e em sua harmonia, de maneira à valorizar o conceito da empresa e com preocupação de se diferenciar dos concorrentes.

Construa a identidade visual de forma integrada

Ao elaborar o logotipo da empresa, os mesmos elementos que o compõem, de maneira literal ou mais subjetiva, precisam estar presentes em todas as plataformas visuais do negócio.

Pense bem: do que adiantaria criar com cuidado o logo sem haver conexão com os cartões de visita, as páginas online, as próprias embalagens dos produtos, os pontos de venda, roupas de funcionários, etc?

A identidade visual, para ser eficaz (engajar clientes, otimizar vendas e obter diferenciação da concorrência), precisa ser aplicada de maneira integrada.

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