21/03/2018 - 14:00
Planejamento Estratégico

Entenda como a experiência do usuário é essencial para seus resultados

Nos dias de hoje, estar presente na rede não é o único dever de uma empresa que busca alavancar seus ganhos apostando no marketing digital. Também é necessário diferenciar-se da concorrência.

Um dos fatores determinantes para essa diferenciação é a experiência do usuário após interagir com as plataformas digitais de determinada empresa.

Neste artigo, você vai descobrir de que forma a experiência com os serviços ofertados pelas empresas pode influenciar o sucesso de uma estratégia de vendas.

O que é experiência do usuário?

Experiência do usuário — ou User Experience (UX) — é uma expressão criada para designar tudo aquilo que diz respeito à relação do cliente com a empresa, produto ou serviço. 

Por que ela é importante para o sucesso de sua estratégia?

Oferecer uma boa experiência ao cliente de sua empresa é um importante fator de diferenciação. A interação com seu produto ou sua companhia no meio digital pode determinar a fidelização ou desistência de compra. 

Cuidar de sua estratégia para que ela ofereça ao cliente uma experiência positiva é importante e traz ganhos que podem ser decisivos.

Satisfação do cliente

Um dos ganhos oferecidos por uma boa experiência do cliente é, naturalmente, sua satisfação.

Se suas plataformas e perfis de atendimento em redes sociais possuem respostas ágeis e o conteúdo ofertado ao potencial cliente no processo de funil de vendas é acessível e interessante, você está cumprindo com excelência os requisitos para proporcionar ao seu cliente uma relação satisfatória.

Maiores taxas de conversão

Ao utilizar estratégias de marketing digital e inbound marketing para alavancar as vendas de sua empresa, sabe-se que conversões são passos importantes na jornada de compra, e transformar um visitante num potencial cliente é um grande ganho para qualquer negócio.

Quando a experiência do usuário é atrativa, envolvente e didática, as chances de conversão de um visitante em lead são maiores do que quando o contato é apenas “mais um”.

Por isso é importante pensar de forma personalizada nos conteúdos oferecidos, visualizando cada persona de seu negócio e dando a cada uma delas exatamente o que busca.

Fluxos e processos mais fluidos

Já se deparou com um site no qual a navegação é complexa, os comandos não são intuitivos e fica difícil encontrar, nele, aquilo que se busca? Pois esses fatores contribuem para que a experiência do usuário seja ruim.

Quando se ajusta a forma de interação com o público-alvo em quaisquer plataformas, além de proporcionar uma experiência otimizada, é possível dar fluidez aos processos e fluxos existentes naquele ambiente. 

O que determina uma boa experiência do usuário?

Agora que você já sabe o que uma boa experiência do usuário é capaz de agregar em sua estratégia digital, é importante saber que alguns fatores são necessários para caracterizar uma interação bem-sucedida e com resultados positivos.

Usabilidade

Como o próprio nome diz, usabilidade diz respeito à capacidade de utilizar um produto. Diferente de “utilidade”, que determina se aquilo que é ofertado serve para algo, de fato, a usabilidade determina se a operação do serviço é simples e acessível.

Pense, por exemplo, no produto ou serviço vendido por sua empresa ou franquia: ele possui uma boa usabilidade? E sua presença digital? Seu site é facilmente navegável? Sua página no Facebook estimula de forma simples a interação com os usuários?

Design atrativo e funcional

Em parceria com a usabilidade está a funcionalidade. Ser funcional é cumprir o objetivo a que se propõe, de maneira clara e objetiva.

Ter layouts responsivos — que se adaptam em diversas plataformas e formatos — é uma das táticas possíveis e indicadas para oferecer um layout atrativo e funcional. Pensar numa identidade visual que provoque emoções (empatia, empolgação ou curiosidade) também.

Disponibilidade das informações

A maneira como tais informações está disponível para o usuário impacta muito a experiência final. Lembre-se sempre: quem busca algo anseia por respostas ágeis e acessíveis. Com isso, a forma como o atendimento à solicitação acontece é um fator determinante para classificar uma interação como boa ou ruim.

Viu só como cuidar da experiência do usuário é importante para obter mais sucesso em uma estratégia digital? Entre em contato conosco para descobrir como otimizar essa interação em seu negócio e potencializar os ganhos! 


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