13/04/2017 - 17:00
Vendas

Entenda como o uso da tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas

Falar em tecnologia no século XXI parece ser uma tarefa redundante. Afinal, estamos na era dos smartphones, aplicativos e todo tipo de microchips.

No entanto, a realidade mostra que ainda é preciso discutir muito esse tema, pois muitos gestores ainda não estão convencidos das vantagens de utilizar os recursos tecnológicos para aumentar as vendas.

Em uma era onde até mesmo os pequenos negócios usam a automação, alguns empreendedores seguem resistindo às novidades. Mas isso pode ser um grande entrave para o crescimento do negócio: em um mercado competitivo, a tecnologia deixou de ser um diferencial, e adotar soluções nessa área passou a ser uma obrigação.

Ainda não está convencido? Continue a leitura e veja quais são os principais benefícios que a tecnologia pode trazer para aumentar as vendas do seu negócio!

Organiza os dados internos

Sempre que alguém entra em contato com a nossa empresa, são coletadas diversas informações que podem ser muito úteis para o desenvolvimento de estratégias.

No entanto, ainda existem alguns empreendedores que ignoram completamente esses dados e saem prejudicados no processo de vendas. Afinal, tudo pode ser relevante para os vendedores e para o próprio gestor. Mas qual seria a solução para este problema?

Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, ajudam o gestor a monitorar esses dados. Mais do que isso, elas funcionam como um suporte para que as equipes de vendas e de marketing realizem abordagens mais precisas junto aos clientes.

Gerencia equipes em campo

Muitos varejistas trabalham com equipes em campo. Na maioria dos casos, gerenciar esse time é uma tarefa complexa. Afinal, faz parte da natureza desse tipo de atividade o distanciamento.

Bom, essa é a realidade para quem não faz uso da tecnologia. Hoje, a automação permite até mesmo o controle desses times, o que ajuda a aumentar as vendas, evidentemente.

Muitos aplicativos e softwares podem ser usados para integrar as informações obtidas por meio de tablets e smartfones em tempo real. Assim, o gestor tem as informações de que precisa para tomar decisões mais dinâmicas. Claro, essa é uma excelente oportunidade para otimizar o desempenho de vendedores em campo, por exemplo.

Melhora os processos internos

Por fim, sabemos que, muitas vezes, o que limita o rendimento da equipe de vendas é a própria capacidade produtiva da empresa.

Isso ocorre principalmente quando o negócio começa a crescer sem criar bases sustentáveis para isso, o que prejudica a escalabilidade da empresa, ou seja, atender mais clientes sem precisar aumentar demasiadamente os custos. Por isso, para aumentar as vendas, o ideal é adotar a tecnologia.

Softwares como o CRM, já visto por nós, e o ERP (Enterprise Resource Planning), destinado à gestão de processos internos, podem ser usados para otimizar as atividades internas.

Assim, você consegue realizar as tarefas com muito mais agilidade e, o que é melhor de tudo, diminui os gargalos de produção, os verdadeiros matadores de produtividade, pois geram retrabalho e desperdícios para o negócio.

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