10/08/2016 - 16:49
Franquia

Entenda a importância da comunicação para sua franquia

Em uma rede de franquias, a comunicação tem um papel estratégico. O sucesso do negócio depende de que as regras sejam bem compreendidas, que o franqueado receba todo o apoio necessário e que o franqueador tenha ciência de como estão sendo conduzidos os processos na unidade.

Por isso tudo é tão importante que a empresa tenha uma estrutura própria de comunicação e marketing. Assim, é possível criar uma cultura de comunicação interna e facilitar a interação entre os franqueados. Porém, mesmo quando não é possível criar essa estrutura própria, a franquia deve contar com um serviço que cuide da política de comunicação da rede. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto:

Qual é a importância da comunicação para franquia

Os franqueados constituem uma importante fonte de informação, uma vez que estão em contato direto com o cliente e podem dar excelentes pistas de como a marca é percebida pelo mercado, além de identificar possíveis demandas a serem atendidas. Ouvir os franqueados dará subsídios para avaliar e, se for o caso, alterar os rumos da franquia.

Por outro lado, é preciso garantir que todos os franqueados recebam as informações necessárias para executar o seu trabalho. Isso é especialmente importante para os novatos, que precisam se sentir seguros no negócio.

Por fim, a comunicação entre franqueados também deve ser estimulada pela franqueadora, pois é uma oportunidade de troca de experiências e aprofundamento do conhecimento sobre o negócio.

Como promover a comunicação na franquia

Como em qualquer tipo de interação entre pessoas, a comunicação em uma rede de franquia deve ser clara, direta, objetiva e chegar a todos os envolvidos com o mesmo nível de qualidade. Para isso, é preciso definir as informações que serão repassadas à rede e quais canais serão utilizados para repassar essas informações. O canal escolhido também deve permitir que todos possam tirar dúvidas, fazer comentários e fazer sugestões.

Devem ser escolhidas as ferramentas de comunicação mais adequadas, tanto do ponto de vista de custos quanto de alcance e aceitação. As opções são inúmeras: newsletters, intranets, eventos internos (convenções, comitês). Também não se pode ignorar o poder do e-mail como ferramenta de interação.

Alguns aspectos devem ser considerados ao se estabelecer uma política de comunicação para a franquia:

Regularidade

Estabelecer um cronograma ajuda a tornar a comunicação mais efetiva. No caso do uso de newsletters, por exemplo, é preciso definir com que regularidade elas serão produzidas e distribuídas. Eventos como convenções e encontros devem ser previstos com antecedência para que todos possam se preparar para participar. O ideal é que esses eventos sejam previstos em um calendário anual de atividades.

Resposta tempestiva

Quando se cria um canal de interação para ouvir sugestões, críticas e tirar dúvidas, é preciso ter cuidado para que nenhuma manifestação fique sem resposta e garantir que ela ocorra dentro de um período de tempo previamente acordado. Nenhum tipo de comentário deve ser ignorado, mesmo aqueles que possam parecer totalmente fora do propósito.

Respeito

Um código de conduta deve ser criado, de preferência com a participação de todas as partes, para orientar as interações e diálogos e garantir que todos sejam ouvidos e respeitados. Sabe aquele ditado “o que é combinado não sai caro”? Pois é. É fundamental que cada um conheça profundamente os propósitos de cada canal de interação e faça uso correto de cada ferramenta para que a comunicação atinja seus objetivos.

Escolher ferramentas de comunicação adequadas, criar normas para nortear o processo e fazer com que cada envolvido compreenda toda a dinâmica da política de comunicação da franquia são as condições necessárias para que ela ocorra de modo efetivo e contribua para o crescimento dos negócios.

Agora que você já compreendeu a importância da comunicação para franquias, conte para nós: que ferramentas de comunicação você utiliza em sua franquia? Quais fatores dificultam o processo de comunicação no seu dia a dia? Deixe seu comentário ou baixe nosso e-book que está logo abaixo!

 

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