26/10/2017 - 11:00
Estratégias de Marketing

Entenda a importância da presença online da sua empresa

Você consegue pensar em alguma grande marca que ainda não investe em presença online? Fundamental para se manter em destaque na era digital, as empresas tem investido cada vez mais em e-commerces, sites, redes sociais e todos os canais online capazes de tornar uma marca realmente forte.

Essa revolução digital também gerou uma mudança de hábito no consumidor. Não é à toa que, hoje, as pessoas utilizam cada vez mais a internet para encontrar empresas, produtos e serviços.

Se a sua marca ainda não está no meio digital, é hora de mudar isso já! Entenda agora qual é a importância da presença online e como fazer a sua empresa crescer na internet:

O que é presença online?

A presença online é, de forma geral, uma soma de personalidades, identidades e competências criadas por uma pessoa ou empresa no meio digital. Mas não basta apenas criar um canal na internet e esperar os resultados. Para realmente marcar presença online, suas interações no meio digital devem ser bem planejadas.

Qual é a importância da presença online?

Se você está pensando que a sua empresa não precisa estar na internet porque “não vende nada digital”, saiba que esse é um grande equívoco. Independentemente do setor em que você atua e do tamanho do seu negócio, seus clientes e colaboradores já esperam que você esteja online. Além disso, você pode estar perdendo uma ótima chance de ampliar sua base de clientes e aumentar seus lucros.

Quais são as vantagens?

Acesso 24 horas por dia

A internet está sempre disponível e nunca se cansa de apresentar o seu negócio. Qualquer pessoa pode procurar por seus produtos às três horas da manhã de um domingo, véspera de feriado, e dar de cara com as suas ofertas. Aliás, clientes que você nem sabia que existiam poderão achar a sua empresa!

Conveniência e praticidade

O que é mais conveniente: andar de loja em loja apenas em uma área específica da cidade ou pesquisar em todas as lojas do país no conforto do lar? A resposta é óbvia: o internauta não precisa nem esperar pelo fim do expediente, pois é muito simples finalizar uma compra direto do local de trabalho.

Novos contatos

As mídias sociais são ferramentas especialmente desenvolvidas para criar relacionamentos. Os clientes e os consumidores em potencial poderão interagir com a sua empresa, ainda mais se a sua marca tiver um rosto e uma personalidade no meio digital. Além disso, você passará a conhecer melhor o seu público-alvo.

Estratégias de marketing eficientes

Existem estratégias de marketing digital para todo tipo de negócio. Uma presença online permite que a sua empresa faça o próprio marketing, sem estourar o orçamento, enquanto atinge uma considerável quantidade de pessoas. E, ainda, o Google e as redes sociais, como o Facebook, são capazes de colocar a sua marca em um holofote para milhões de pessoas.

Feedback imediato

Quando acontece algum problema, o cliente quer resolvê-lo o quanto antes. Por meio de um serviço de atendimento ao cliente online, a sua empresa recebe o feedback e é a primeira a saber o que aconteceu. Com uma equipe bem treinada, a resolução do conflito pode vir em questão de minutos. O cliente agradece.

Reputação comprovada

Uma empresa que monitora sua presença online acaba respondendo rápido a críticas e comentários negativos. Com o tempo, esse cuidado todo será revertido em uma reputação cinco estrelas e você verá sua marca divulgada! Diante de um mercado tão concorrido, uma reputação nas alturas vale mais do que ouro.

Práticas que ajudam a melhorar sua presença online

Utilize as redes sociais

Seu público certamente estará presente nas redes sociais, seja no Facebook, no Twitter ou no Instagram. Sendo assim, por que não apostar na criação de uma comunicação que atinja os interesses dessas pessoas no local em que elas se encontram?

O segredo aqui é preparar um tipo de abordagem específico para cada rede. Desenvolva um planejamento estratégico para que cada nova postagem aconteça de maneira criteriosa, facilitando o alcance de objetivos maiores para a empresa.

É bom lembrar que as redes sociais diferem muito entre si no que diz respeito à linguagem e até à maneira de interação. Por isso, é preciso que essa abordagem seja feita de acordo com as características de cada site.

Faça anúncios

Para aparecer em ambiente online você pode ser específico no oferecimento de anúncios. Com campanhas pagas, é possível fazer com que a sua empresa apareça em locais estratégicos da rede.

Exemplos disso são o Google, o Facebook e o YouTube, três dos sites que concentram boa parte da audiência atual. Com o Google Adwords, por exemplo, é possível ter um alcance significativo, com o diferencial de pagar apenas pelo clique, ou seja, você só gasta quando alguém efetivamente clicar no seu anúncio.

Além dele, ferramentas como o Facebook Ads e o YouTube Ads, exclusivas desses sites, também garantem boa influência sobre o consumidor, criando oportunidades para que sua empresa venda mais.

Tenha um bom site

Não basta somente ter uma página interessante na internet. Para que ela, de fato, traga resultados relevantes para sua empresa, é fundamental trabalhar com técnicas de Search Engine Optimization, o famoso SEO. Com ele, você gera tráfego para o site, fazendo com que fique otimizado para os mecanismos de busca.

É importante ter uma estratégia para lidar com sites como o Google, o Yahoo e o Bing, pois são eles que impulsionam a maioria do tráfego na internet. Quando as páginas de seu site são aperfeiçoadas para terem maior destaque nos motores de busca, a tendência é que sua audiência seja maior e mais qualificada.

Movimente o blog da empresa

Da mesma forma, produzindo conteúdos relevantes você tem como manter seu público-alvo atualizado em relação ao universo de sua marca e, mais do que isso, consegue promovê-la como autoridade em sua área de atuação. Isso é muito importante, pois gera no consumidor a confiança no trabalho de sua empresa.

É preciso investir no oferecimento de conteúdo de qualidade, bem escrito e periodicamente renovado. Assim, além da mídia paga, você terá também como obter benefícios com o tráfego orgânico, ou seja, com a vinda espontânea de visitantes para a página da sua empresa.

Pense nos dispositivos móveis

Em tempos em que a maioria das pessoas acessa a internet via dispositivos móveis, nada melhor do que aperfeiçoar a página da sua empresa para que ela seja acessível independentemente do tipo de aparelho usado. Assim, você garante a visibilidade que precisa mesmo quando o acesso é feito pelo smartphone ou tablet.

A palavra certa para tanto é responsividade. É preciso que o site da sua empresa seja responsivo, ou seja, que se adapte à tela de qualquer dispositivo, permitindo uma navegação com respostas rápidas ao visitante sem que imagens, textos, botões, entre outros, se revelem incompatíveis com o aparelho utilizado.

Enfim, a presença online já deixou de ser uma opção para se tornar uma obrigatoriedade para empresas que procuram atingir um grande público. Sendo assim, é preciso considerar as boas práticas que permitem que ela seja um diferencial para o negócio. Fique atento a elas e comece a obter benefícios. Entre em contato com a Humann e saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer.


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