07/03/2018 - 11:13
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Entenda como integrar a comunicação interna e externa da empresa

Ao pensarmos na comunicação de uma empresa, nem sempre lembramos que ela vai muito além da divulgação e representação da imagem da marca. É mais fácil pensar que as estratégias se resumem a isso quando o resultado não é tão direto e visível quanto um produto ou serviço final.

Mas não é bem assim, não é? A comunicação tem diferentes funções e opera em quase todos setores da empresa. Afinal, tem como uma organização funcionar sem equilíbrio e interação entre os funcionários da gestão? E sem a comunicação externa?

Tudo isso pode e deve ser integrado para que seja possível obter resultados cada vez melhores em suas ações. A sua equipe vai produzir mais e melhor e a sua empresa conseguirá impactar públicos inéditos com essas mudanças positivas. Assim, todos ganham.

Elaboramos algumas dicas para você evitar esses problemas e garantir uma comunicação integral e efetiva. Confira!

Determine quais são os seus objetivos

Por que você deseja saber como integrar a comunicação interna e externa da sua empresa? Quais objetivos pretende atingir com essas ações? É necessário ter isso em mente antes de pensar no que será feito, já que é um detalhe que pode mudar todo o seu planejamento.

Vamos supor que você queira transformar os seus funcionários em defensores da sua marca para aumentar a visibilidade dela para o público externo. Trata-se de um objetivo bastante válido para integração de comunicação interna e externa. Portanto, a meta é relacionada à divulgação da sua marca.

Dessa forma, você tem meios para mensurar os seus resultados durante a sua ação para se certificar do sucesso dela. Nesse caso, vale a pena avaliar de que forma a divulgação da sua equipe está revertendo em novos negócios para a sua empresa.

Tenha um setor dedicado ao bem-estar da equipe

Nesse setor, os membros do seu time são clientes e devem ser tratados como tais. O que isso significa? Eles têm que ser compreendidos por seus desejos e necessidades, e a empresa deve fazer de tudo para mantê-los satisfeitos.

Isso é fundamental para o cotidiano da organização. Se os colaboradores não se sentem valorizados ou necessários para o funcionamento do negócio, não são produtivos e podem até mesmo desistir do cargo.

Esse setor ou núcleo pode ficar encarregado de elaborar estratégias de endomarketing, ou seja, práticas que visam aumentar a autoestima dos membros e a interação entre eles.

Desenvolva ações de integração interna

Nenhuma empresa sobrevive ao ter seus funcionários apenas interagindo dentro do contexto de trabalho. Ao seguir a dica do item anterior, o próximo passo deverá contar com um setor voltado para a integração interna, com o planejamento e execução de ações estratégicas.

É possível envolver ações pequenas, como um mural de fotos do cotidiano do pessoal ou projetos maiores, como eventos internos para os membros (um happy hour ou celebração de aniversário da empresa, por exemplo).

Você não precisa se limitar a ações menores, porém. Que tal levar toda a equipe para uma viagem de integração? Ou investir em eventos recorrentes envolvendo esportes e qualidade de vida? Explore todas as possibilidades até tomar suas decisões.

Utilize canais de informação

É essencial para a comunicação interna que todos os funcionários saibam o que está acontecendo na empresa. Quais projetos estão em andamento? Como está a situação financeira? Quais são as metas para a gestão?

Tudo isso deve ser de conhecimento geral para evitar quaisquer tipos de falhas de comunicação externa e interna e para impulsionar a produtividade da empresa.

Há diversas maneiras de garantir essa interação: murais com organogramas ou notícias da organização; boletim eletrônico semanal, no qual cada setor escreve sobre o que está fazendo ou já fez; jornal da empresa; aplicativos de comunicação.

Desenvolva uma identidade

Sem características e ideais próprias, a marca torna-se sem sentido para o público interno e externo. Ninguém se identifica com uma organização cujas propostas não vão além do lucro, certo?

Os clientes precisam saber a diferença entre você e a concorrência. Por que eles devem te contratar? O que você pode oferecer que outros não podem? Com uma identidade coesa e bem elaborada, seu público-alvo entenderá seu propósito e pensará em você primeiro. A comunicação externa é essencial para isso!

Para os funcionários não é tão diferente: os membros precisam de um cargo que tenha algum propósito, algum diferencial. Se eles entendem a cultura da empresa, conseguem se identificar e trabalhar de forma mais produtiva no ambiente da organização.

Use ferramentas inteligentes

A evolução da tecnologia permitiu que uma série de novas possibilidades se tornassem acessíveis a diversas áreas da comunicação. Uma ótima forma de como integrar a comunicação interna e externa envolve usar ferramentas para otimizar esse trabalho.

Vamos supor que você tenha planejado uma série de ações envolvendo disparos de e-mails estratégicos em datas especiais. Isso pode trazer ótimos resultados tanto para o público interno como externo. No entanto, pode prejudicar a produtividade da equipe se tiver que ser realizado manualmente.

Que tal usar uma ferramenta de automação de marketing? A partir de algo assim, você pode impactar o público com uma comunicação direcionada de maneira automática baseada em contextos específicos. Explore essa possibilidade e melhore ainda mais a sua estratégia.

Obtenha feedbacks com frequência

Quer ter certeza de que você realmente sabe como integrar a comunicação interna e externa? O melhor caminho para isso é mensurar os resultados das suas ações. A partir dos seus feedbacks, é possível perceber oportunidades de melhoria em seu planejamento.

Faça uma pesquisa de opinião com sua equipe para avaliar as suas iniciativas. Use as informações obtidas para buscar maneiras de melhorar ainda mais a sua comunicação. Pode ser que você não esteja enxergando possibilidades que são claras para o restante da equipe.

Basear-se em resultados para tomar decisões é algo essencial para qualquer iniciativa de comunicação, tanto interna quanto externa. Não ignore essa ideia, já que ela é capaz de garantir que as suas ações permaneçam nos trilhos.

Coloque seus planos em prática

A valorização da comunicação na empresa a torna diferenciada. É perceptível seu valor no mercado, sua conexão com o público e sua coerência nos projetos.

A produtividade cresce absurdamente quando existe concordância acerca da missão, dos valores e das metas da organização. E isso reflete para o público externo, aumentando o alcance do público alvo e a consequente conversão de clientes.

Algumas ideias para uma comunicação integrada são campanhas institucionais, mídias sociais que conversam com o público, branding, blog da empresa com conteúdo relevante, Inbound Marketing, marketing de relacionamento e muito mais!

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