28/09/2017 - 16:23
Estratégias de Marketing

Gamificação: como usar essa prática para motivar e engajar os funcionários

A gamificação é um conceito que se tornou muito popular no contexto corporativo. Isso porque, para as empresas, é muito vantajoso contar com métodos para incentivar o engajamento das suas equipes, já que isso costuma gerar um aumento de produtividade e qualidade das entregas.

Em termos gerais, gamificação significa pegar um conceito que já existe e transformá-lo em algo dinâmico por meio de mecânicas e características dos jogos. Assim, os envolvidos têm mais motivação para se engajar com as atividades propostas, contribuindo para resultados coletivos cada vez melhores.

Na prática, isso significa que uma empresa de venda de automóveis, por exemplo, pode transformar cada atividade dos vendedores em missões que precisam ser completadas para acumular pontos. Aqueles que acumulam determinada quantidade de pontos recebem premiações equivalentes.

Gostou da ideia? Então continue a leitura e entenda como é possível usar essa prática para motivar e engajar seus funcionários!

Por que implementar a gamificação no ambiente corporativo?

Para aumentar a produtividade da equipe

Você sabia que empresas que implementam a gamificação conseguem um ganho de cerca de 40% na produtividade das equipes? Ao criar incentivos para boa performance e adotar táticas clássicas dos jogos no ambiente corporativo, o resultado acaba sendo bastante positivo para os ganhos da própria empresa — afinal, seus funcionários estarão mais engajados com as atividades do dia a dia!

Para facilitar a condução de treinamentos

A gamificação pode ser uma grande ajuda na hora de conduzir treinamentos dentro da sua empresa. Esse tipo de evento costuma exigir tempo e comprometimento dos seus funcionários, e por isso é muito positivo utilizar uma estratégia eficiente para estimular a participação deles. Além disso, a gamificação é capaz de tornar o aprendizado mais rápido.

Ajuda a equipe a melhorar continuamente

Toda empresa deseja contar com pessoas preocupadas em se aprimorar continuamente, certo? Uma iniciativa de gamificação pode ser o caminho perfeito para isso, já que pode contar com o desenvolvimento profissional como fio condutor. Portanto, o resultado será uma equipe mais engajada e capaz de gerar entregas de melhor qualidade.

Como usar a gamificação para engajar os funcionários?

Incentive o trabalho em equipe

A gamificação pode ser muito mais positiva para a sua empresa se ela servir de instrumento para incentivar o trabalho em equipe. Certifique-se de que as regras da sua dinâmica levem em conta a integração entre os profissionais em vez de promover individualismo. Vale a pena, por exemplo, formar equipes em vez de ter uma disputa de cada um por si.

Integre a gamificação com desenvolvimento profissional

Um dos principais benefícios da gamificação para o ambiente corporativo está em incentivar a melhoria dos profissionais. Portanto, ao implementar essa ideia, certifique-se de que ela se baseie em estimular os participantes a se superarem. Formas fáceis de conseguir isso incluem manter placares de performance e premiação por pontos.

Inclua prêmios e reconhecimento

Qual incentivo os seus profissionais terão para participar da sua estratégia de gamificação? Para que a iniciativa dê certo, você precisa oferecer algum tipo de prêmio para quem obtém bons resultados.

Não se preocupe, pois isso não significa gastos exorbitantes a mais. Use a criatividade para desenvolver premiações que agradem os participantes levando em conta o perfil dessas pessoas.

Pronto, agora você já tem tudo o que necessita para começar a planejar a sua iniciativa de gamificação na sua empresa! Lembre-se de seguir todas essas dicas e ficar de olho nos resultados obtidos. A partir deles, você pode captar pistas de o que ajustar para que a sua estratégia fique cada vez melhor.

Quer descobrir mais possibilidades de engajar sua equipe? Então entenda agora a diferença entre endomarketing e marketing de incentivo!


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