29/03/2017 - 13:00
Estratégias de Marketing

Inbound ou Outbound Marketing: qual a melhor estratégia?

A função do marketing é entender o mercado. Para isso, ele deve estudar o público e a concorrência e, assim, focar em gerar resultados eficientes para a empresa. Atualmente, a área expandiu sua atuação e envolve mídias digitais, mensuração de resultados, produção de conteúdo e muito mais.

Por isso, costumamos dividi-lo em dois polos principais: Inbound e Outbound Marketing. Ambos são extremamente importantes para o funcionamento de qualquer empresa e seu sucesso no mercado. Mas você conhece as diferenças entre Inbound e Outbound?

O Outbound como prospecção ativa

Quando as empresas investem em campanhas, eventos, anúncios nas mídias digitais, serviços de divulgação e vendas diretas, está praticando o Outbound Marketing. E o que ele é exatamente?

É a estratégia de marketing que busca o cliente, ou seja, procura seu público de forma ativa. Assim, apenas quando o alcança (seja por meio de comerciais ou pelo atendimento pessoal) tenta vender seu produto ou serviço.

A grande vantagem é o relacionamento mantido com os clientes por meio de uma equipe de atendimento. Isso pode evitar falhas de comunicação que atrapalhem a conversão inicial do lead. Outro benefício é o grande público alcançado por campanhas comerciais e anúncios, gerando ainda mais leads.

A principal desvantagem do Outbound é a possível desvalorização do serviço pelo cliente. Se ele foi prospectado, pode não entender a importância do seu produto para a resolução dos problemas. Aí, vai ser tarefa sua convencê-lo.

O Inbound como prospecção passiva

Seguindo lógica inversa ao Outbound, o Inbound Marketing não tem como objetivo ir atrás do público, mas atraí-lo para que venha até a empresa. O foco principal é gerar leads, ou clientes que possam eventualmente realizar a compra.

Algumas estratégias da venda passiva são o marketing de conteúdo, o gerenciamento de mídias sociais, o email marketing, a análise de resultados e de processos da empresa e a otimização de páginas online.

A maior vantagem dessa estratégia é a conversão de leads já educados acerca do seu serviço. Eles sabem quais são os problemas do seu negócio e já pensam em você como uma possível solução.

Além disso, exige menos aplicação de capital para maior geração de resultados. É muito mais barato investir em ferramentas de automação e de mensuração do que em um evento ou anúncio publicitário, por exemplo.

Uma desvantagem é o resultado em longo prazo. Se você quer conversão de clientes imediata, talvez não seja uma boa ideia investir somente no Inbound. Afinal, pode demorar um pouco até que público seja educado e confie na empresa para, então, procurar seus serviços.

O marketing é mais do que isso

Nós falamos sobre Inbound e Outbound, mas o marketing não é só isso. Por exemplo, você já ouviu falar em endomarketing?

É a estratégia de marketing para os próprios membros da empresa. Seu objetivo é estimular o trabalho das equipes e criar a imagem do emprego ideal. Assim, o trabalho pouco produtivo e de baixa qualidade é evitado.

A construção da imagem da marca para o mercado é marketing também. A identidade da empresa, dos membros a até mesmo dos produtos é mostrada ao público por meio de estratégias que procurem tornar a empresa única entre a concorrência.

Como você viu, não há uma fórmula para definir a estratégia de marketing ideal para seu negócio: cada marca tem suas especificações e suas prioridades, sem contar os diferentes públicos e objetivos de venda.

E para a sua empresa, qual é a melhor estratégia entre Inbound e Outbound Marketing? Conta pra gente aqui nos comentários!


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