13/03/2018 - 15:00
Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: como utilizar os webinars para conversar com seu público

Se você está em busca de formas de inovar as estratégias de marketing digital da sua empresa para fortalecer sua marca, conquistar clientes e aumentar as vendas, provavelmente já ouviu falar sobre o poder dos webinars, não é? Para que a estratégia funcione, é preciso entender o passo a passo de como fazer um webinar.

Podemos dizer que os webinars vieram para substituir as palestras, workshops e apresentações presenciais. Com a força da Internet, hoje é possível ministrar aulas pela rede em tempo real, com muito mais facilidade e um alcance ilimitado de público, diferente do que aconteceria em uma sala de aula dentro de um espaço físico.

Neste post, você vai entender de vez o que é um webinar e como alcançar o sucesso com essa estratégia. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como fazer um webinar

Para começar, um webinar pode ser apresentado tanto ao vivo  o que é mais indicado para o engajamento com o público, que pode participar com comentários e perguntas  ou ser gravado e transmitido em horários pré-determinados.  

Definido esses pontos, você deve escolher o tema e a data da apresentação, criar uma landing page que chame a atenção dos usuários e divulgar a transmissão. Para produzir esse conteúdo, é necessário escolher uma das plataformas que oferecem o serviço. Há opções pagas e gratuitas, como o Google Hangouts e o Facebook.

4 dicas para que as estratégias de sua empresa tenham sucesso

Como você viu, o processo para se fazer um webinar é simples, mas isso não quer dizer que não demande um bom planejamento. Para ajudar você nessa tarefa, vamos mostrar algumas dicas que trazem bons resultados:

Defina bem os objetivos

Para que os webinars chamem a atenção e provoquem engajamento, refletindo positivamente nas vendas, é necessário que os objetivos estejam bem estabelecidos. Cada conteúdo deve ter uma meta, que pode ser gerar novas leads (clientes em potencial), fazer com que as atuais avancem na jornada de compras ou melhorar sua presença online, por exemplo.

Analise o tema

Sobre o que exatamente o webinar de sua empresa irá tratar? Depois de ter definido o objetivo da ação, é hora de pensar na escolha do tema. Para isso, pesquise os blog posts da sua empresa que abordam os assuntos de maior sucesso, ou analise as palavras-chave mais buscadas pelos usuários.

Divulgue

Seria uma pena fazer toda essa preparação para, na data escolhida, ter pouca adesão do público, concorda? Por isso, investir na divulgação dos seus webinars é fundamental. É possível, por exemplo, encaminhar e-mails marketing, divulgar nas redes sociais, fazer anúncios em redes como o Facebook Ads e incluir call to actions em conteúdos do site.

Prepare o ambiente

Na data do webinar, quando o conteúdo já estiver planejado e os convites realizados, é hora de se preparar para o que vai acontecer a seguir. Nessa etapa, você deve organizar o local onde o webinar acontecerá, avisar a quem for necessário para que não haja interrupções e avisar um pouco antes, por meio das redes, que a aula irá começar. Outro ponto fundamental é testar todos os equipamentos, os programas e o aplicativo de transmissão. Dessa forma, fica muito mais fácil evitar problemas.

Hoje, os vídeos são os campeões de engajamento nas redes sociais. Utilizá-los para passar o conhecimento de seu negócio por meio dos webinars é uma ótima estratégia para conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem. Isso se converte em faturamento e em mais visibilidade para o seu negócio.

Gostou de saber como fazer um webinar e acha que essa pode ser uma estratégia eficiente para a sua empresa? Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a colocar essa ideia em prática!


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