04/07/2018 - 16:04
Branding

Marketing de relacionamento: sua empresa está cometendo esses 5 erros?

O marketing de relacionamento é composto pelas estratégias que envolvem a construção e a expansão de uma marca, bem como os processos de prospecção, fidelização e estabelecimento como autoridade no segmento. Seu objetivo, então, é conquistar e fidelizar clientes, transformando-os em fãs da marca.

Com a ajuda do marketing de relacionamento e das boas experiências que ele oferece para as pessoas, sua empresa pode se tornar referência no mercado. No entanto, essa é uma meta que demanda muito trabalho para estabelecer relacionamentos vantajosos para os clientes que já estão na sua base e os potenciais.

Será que a sua empresa está no caminho certo? Continue a leitura e veja se ela está cometendo os 5 erros do marketing de relacionamento.

1. Ignorar a segmentação do público

Tratar as pessoas como se fossem uma massa homogênea é um dos maiores erros que você pode cometer. Por mais que tenham o mesmo perfil social, elas podem ser completamente diferentes — afinal, cada um tem seus valores, problemas, necessidades e expectativas.

É por isso que você deve se esforçar ao máximo para conhecer seu público e, dessa maneira, oferecer as vantagens que cada perfil deseja. Aqui, vale a pena contar com informações valiosas advindas dos cadastros deles e de pesquisas de satisfação. Conheça e segmente seu público!

2. Limitar os canais de relacionamento

O relacionamento com o cliente não tem uma via única, ou seja, você precisa estar preparado para falar e principalmente para ouvir. No entanto, muitas empresas esquecem desse importante detalhe e limitam demais seus canais de atendimento. Disponibilizar um único número de telefone de contato, por exemplo, dependendo do seu público, não é uma solução inteligente.

Pense nos mais jovens, por exemplo. Eles utilizam bastante seus pacotes de dados e fazem tudo pela internet. Em que momento eles, se fossem o seu público, teriam tempo ou paciência para entrar numa fila de espera para falar com alguém por meio de uma ligação? Diversifique seus canais de acordo com seus clientes.

3. Não ouvir o que os clientes têm a dizer

Pior do que limitar os canais de relacionamento é simplesmente ignorar o que seus clientes têm a dizer. Críticas, sugestões, reclamações e qualquer outro tipo de feedback precisa ser considerado, pois são informações que estão vindo do maior patrimônio da sua marca: as pessoas que compram.

Para se relacionar bem com o consumidor, sua empresa precisa abrir as portas para o diálogo. Uma rede de supermercados, por exemplo, orienta seus caixas a sempre perguntarem para o cliente se, durante a compra, faltou algo ou ele não encontrou o que desejava. Veja como essa é uma medida simples e eficaz.

4. Deixar de fazer o pós-venda

O cliente fechou negócio e está tudo bem, certo? Errado! O processo de venda não terminou. Você precisa ir além e saber como está a experiência daquela pessoa com o seu produto ou serviço. Isso se chama pós-venda e faz parte do marketing de relacionamento — afinal, você pode extrair informações valiosas disso.

É no pós-venda que os laços são fortalecidos. Nessa etapa, você tem a oportunidade de fidelizar um cliente por um tempo muito longo. Demonstrar preocupação e acompanhar a experiência dele com sua marca é fundamental para mantê-lo próximo e disposto para novas compras.

5. Falhar no planejamento do marketing de relacionamento

Outro erro cometido no marketing de planejamento é falhar nele — ou, simplesmente, não ter um. Os dois são graves, pois demonstram a falta de preocupação com o desempenho do negócio. A ausência de um relacionamento eleva todos os custos da sua empresa, sabia?

Quando essa estratégia não é praticada, você investe infinitamente em ações voltadas para a atração de clientes. Isso acontece porque a taxa de fidelização deles é baixa e, para manter tudo funcionando, precisa atrair cada vez mais consumidores para a sua marca.

Percebeu como o marketing de relacionamento é importante? E você pode contar com uma agência especializada para realizar o planejamento e as ações certas para o seu público.

Fale conosco e descubra quanto esse tipo de marketing pode aumentar o faturamento da sua empresa.


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