21/09/2018 - 10:31
Branding

Marketing no varejo: guia para movimentar suas vendas

Está precisando alavancar as suas vendas, mas não sabe como? A solução para isso está em uma boa estratégia de marketing no varejo. Esses dois elementos têm tudo a ver um com o outro, bastando conhecer bem o seu público-alvo e iniciar uma campanha de qualidade.

Existem diversos meios e canais que podem ser explorados para o marketing nesse setor. O que determinará as melhores escolhas, basicamente, é o quanto você sabe a respeito do perfil da sua audiência.

Quem é o seu cliente ideal? O que ele busca? Quais meios de comunicação ele prefere usar? Tendo essas informações em mãos, o próximo passo é iniciar a sua etapa de planejamento. Esse é o momento em que você deve considerar seus objetivos — e os meios utilizados para alcançá-los.

Quer algumas dicas? Continue lendo e confira as melhores formas de usar o marketing no varejo!

Envie e-mails promocionais estratégicos

Se você tem acesso a uma boa base de contatos da sua empresa, está na hora de começar a utilizá-la. Faça envios de e-mail marketing com conteúdo promocional que seja do interesse dessas pessoas, levando em conta a relação delas com seu negócio e que tipo de solução costumam procurar.

Além disso, vale dizer que o e-mail marketing pode ser ainda mais eficaz se você oferecer ofertas personalizadas e cupons de desconto.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Escolha os youtubers ou blogueiros que mais tenham identificação com o público que você pretende atingir, e os convide para produzir conteúdo associado ao seu negócio.

Essas personalidades se tornaram altamente relevantes em diversos segmentos, o que é muito valioso para qualquer estratégia de marketing no varejo. Assim, além de aumentar sua exposição, você poderá tomar emprestado o talento criativo desses influenciadores na sua campanha.

Acompanhe as ações dos seus concorrentes

Nenhuma empresa sobrevive sem monitorar os outros players do mercado — afinal, isso um tem impacto direto no seu próprio sucesso. Então, confira continuamente quais tipos de ação de marketing eles estão usando, e elabore suas campanhas com as melhores reações.

Aproveite datas especiais

Você, provavelmente, já aproveita ocasiões como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outras. No entanto, também há muito valor em se investir em datas menos lembradas, ou mesmo inventar uma para trazer visibilidade ao seu negócio.

Lembre-se: o mais importante nesse sentido é gerar identificação no seu público-alvo, proporcionando a ele uma experiência de valor.

Melhore a experiência de compra em sua loja

Se você quer aumentar as vendas, precisa tornar esse processo mais agradável para o seu cliente. Uma boa estratégia de marketing no varejo precisa ser capaz de levar conforto e satisfação ao público que visita o seu estabelecimento. Então, invista em uma decoração mais atrativa e músicas ambientes.

Torne o seu negócio mais fácil de ser encontrado

Quem procura o nome da sua empresa no Google consegue achá-lo com facilidade? Isso não deve ser ignorado.

Cada vez mais pessoas têm o hábito de fazer buscas rápidas pelo celular durante o dia — muitas delas dando origem a vendas para diversos estabelecimentos. Então, para garantir que o seu esteja entre eles, certifique-se de se cadastrar no Google Meu Negócio, bem como em outras plataformas de mapas em que seja possível inserir a sua empresa.

Por fim, vale ressaltar que nenhuma estratégia de marketing no varejo deve ser definitiva. Mantenha as suas iniciativas em plena evolução, sempre adaptando novas ideias e ajustando suas campanhas conforme os resultados evoluem. Lembre-se também de ficar de olho nas tendências de mercado, para se antecipar em relação a movimentações vantajosas ao seu segmento!

E aí, gostou do artigo? Se essas informações ajudaram você a enxergar novas possibilidades para o marketing no varejo, aproveite para compartilhá-las nas suas redes sociais!


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