04/10/2016 - 21:30
Franquia

O que é endomarketing e como implantá-lo na sua rede de franquias

Endomarketing | Administrar uma rede de franquias não é uma tarefa simples, especialmente em um momento economicamente complexo e competitivo como o que vivemos hoje. No entanto, quem obtém êxito nessa empreitada tem a certeza de contar com um investimento altamente lucrativo e recompensador.

Uma das formas de aumentar as chances de sucesso nesse tipo de negócio é ampliando os níveis de satisfação dentro da própria empresa. Quer aprender a fazer isso? Então descubra agora o que é endomarketing e como implantá-lo na sua rede de franquias:

O que é endomarketing?

O conceito de endomarketing se baseia em desenvolver ações de relacionamento com o funcionário, tratando-os como se fossem clientes internos. Em linhas gerais, trata-se do marketing de dentro para fora, tentando deixar os colaboradores satisfeitos e em sintonia com os valores, a missão e as expectativas do negócio.

É uma forma inteligente e natural de compreender e atender as demandas e necessidades internas, melhorando o clima organizacional. Isso transforma as equipes em verdadeiras promotoras da marca, difundindo a identidade da empresa e até humanizando o atendimento, atraindo novos clientes e mantendo os antigos.

Qual a diferença de endomarketing e comunicação interna?

Muitas pessoas podem confundir o endomarketing com a comunicação interna. Apesar de encontrarem algumas similaridades e terem o público interno como alvo, ambas são estratégias bem diferentes.

No endomarketing, as ações são desenvolvidas com base no relacionamento com os funcionários, estabelecendo uma relação de troca entre a organização e os colaboradores. Ele tem como base a motivação e a satisfação para ganhar comprometimento do pessoal em relação às ambições da empresa.

Já a comunicação interna é usada meramente para transmitir informações por meio de canais internos e otimizar a gestão da franquia. Busca-se engajamento por convencimento e também pelo fluxo comunicativo, na procura constante por mais qualidade. A comunicação interna trata o colaborador como funcionário, enquanto o endomarketing o trata como um cliente.

Como implantar o endomarketing na sua rede de franquias?

Agora que você já entendeu bem o que é endomarketing, é hora de compreender como implantá-lo em sua rede de franquias. Existem algumas formas diferentes de investir nessa estratégia. Confira quais são:

Ouça os franqueados

O primeiro passo para implantar o endomarketing é ouvir o que o seu franqueado tem a dizer. Afinal, se essa estratégia busca tratar o pessoal interno como clientes, é essencial conhecer suas principais demandas e necessidades. Existem diversas maneiras de fazer isso, mas uma boa ideia é apostar no agendando reuniões periódicas. Nesses encontros, o gestor deve ouvir os anseios dos colaboradores e debater ideias e novas maneiras de atender a essas aspirações.

Essa também pode ser uma boa oportunidade de reforçar os valores e a missão da marca. Dessa forma, todos poderão repassar esses ideais aos consumidores de forma consciente, iniciando um ciclo sustentável de satisfação. Estimule também a participação de todos, pois isso aumenta o senso de valorização e, desse contato, podem surgir soluções interessantes para o melhor andamento dos negócios.

Amplie a sua rede de comunicação

Aplicar a comunicação com os franqueados torna o contato mais dinâmico, simples e rápido. Para conseguir sucesso nesse quesito, você pode adotar estratégias comuns no marketing com o cliente –afinal, é assim que tratará os funcionários. Um bom mailing de e-mail marketing, vídeos institucionais, uma newsletter da empresa, manuais técnicos e até mesmo palestras motivacionais são um bom começo.

Institua um programa de bonificações

Que tal bonificar os franqueados que estão apresentando números e comportamentos alinhados aos da sua organização? Essa é uma estratégia inteligente de endomarketing e, por incrível que pareça, pode custar bem pouco!

Existem diversas formas de premiar sua equipe, e muitas delas não envolvem quantias financeiras. Placas de felicitação, uma reportagem na newsletter da empresa, cursos de aperfeiçoamento e um espaço maior no site institucional podem ser um grande incentivo para os representantes. Dessa forma, você mantém seus colaboradores motivados sem pesar o bolso da sua empresa!

E agora, já entendeu o que é endomarketing? Preparado para aplicá-lo na sua franquia ou restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários e participe!

 

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