10/04/2017 - 12:00
Inbound Marketing

O que é geração de leads e como pode te ajudar a conseguir clientes

Muito se fala em geração de leads no atual cenário de marketing digital. Sem dúvidas, uma boa base de contatos qualificados pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Mas você sabe o que é geração de leads e como usar essa estratégia para atrair mais clientes para a sua empresa? Descubra tudo isso no artigo de hoje!

O que é um lead?

Muitas são as definições utilizadas para explicar o que é um lead, mas a maioria delas concorda em um conceito: são clientes que possuem interesse no seu produto ou serviço.

Nem todos os consumidores são potenciais compradores, e os leads são aqueles já filtrados por representarem a parcela de pessoas que têm chances de fechar um negócio. Para adquiri-los, são utilizadas técnicas de inbound marketing, estratégia baseada no funil de vendas.

O que é geração de leads e como funciona?

No funil de vendas, algumas etapas são fundamentais para completar a jornada do cliente, que vai desde a atração de um simples visitante até transformá-lo em um comprador. Confira quais são elas:

Atrair

Nesta etapa, por meio da criação de artigos otimizados para mecanismos de buscas e divulgados em canais como redes sociais e e-mail marketing, o objetivo é alcançar o maior número de usuários possível.

Portanto, escreva sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, sem necessariamente falar do seu produto ou empresa. O foco aqui é captar o interesse do usuário por meio de conteúdo informativo para educá-lo antes de fazer uma oferta.

Converter

Ao final de cada artigo, você deve incluir uma chamada para a ação, convidando o internauta a se inscrever na sua newsletter. O usuário clicou? Então, pronto: agora ele se transformou em um lead, pois solicitou receber mais informações a respeito do assunto no qual o seu negócio é especialista!

A sua tarefa agora é nutri-lo com conteúdo engajador, apaixonante e relevante. Essa etapa irá criar um relacionamento com o potencial cliente, aumentando a confiança entre ele e a marca e firmando a sua empresa como autoridade no tema.

Os formatos podem variar entre textos, e-books, vídeos, infográficos, webinars, apresentações de slides, etc. O importante é ter em mente que o seu negócio precisa auxiliar o usuário a resolver os seus problemas e apresentar respostas para as suas perguntas.

Fechar

Quando as plataformas de e-mail marketing detectam alto nível de interação com o conteúdo enviado, são selecionados o que, no marketing digital, chama-se de lead qualificado. São consumidores que estão altamente propensos a realizarem uma compra.

Para mensurar o engajamento, são utilizados indicadores-chave de desempenho (ou KPIs), métricas que revelam dados sobre o comportamento do consumidor. Você pode medir a taxa de abertura de mensagens, a taxa de cliques ou o tempo de permanência com o conteúdo aberto — tudo vai depender da sua estratégia.

Encantar

Depois que o usuário se tornou, de fato, um cliente, é chegado o momento de mantê-lo próximo ao seu negócio. Reter um consumidor é muito mais fácil do que adquirir novos, então continue a nutri-lo com conteúdo relevante para que ele volte a realizar uma compra.

Como a geração de leads pode ajudar a conseguir mais clientes?

Atrair pessoas para o universo de sua marca é o primeiro passo para conquistar clientes. Sem que elas saibam o que você oferece, ou ainda, sem que elas sequer saibam que possuem um problema a ser resolvido pela sua empresa, fica muito difícil comprar seu produto ou adquirir seu serviço.

Então, é nesse sentido que a geração de leads ganha importância. Como um lead é um consumidor em potencial que já demonstrou interesse pela sua marca, contar com um número considerável deles é fator preponderante para o sucesso das vendas.

Ter um lead qualificado significa ter alguém que já conhece o serviço ou produto que sua empresa oferece, bem como os problemas que ele pode resolver ou inovações que é capaz de apresentar. Mais um detalhe importante: ele já tem confiança na empresa que lhe oferece o serviço, algo que será fundamental para que o negócio seja fechado.

Como fazer a geração de leads de maneira correta?

Na internet, venda depende de tráfego e obtenção de leads. Com uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada, você cria conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo para a página de sua empresa. Consequentemente, oferecer algo para qualificar o contato com essas pessoas não será difícil, uma vez que você já tem o que elas querem.

Assim, o resultado positivo nas vendas aparecerá naturalmente. Tudo depende de uma estratégia de Inbound Marketing bem desenvolvida, o que acontece quando você compreende o perfil de seu público-alvo e se comunica com ele de maneira eficiente, começando com a oferta de algo de seu interesse, o que fará com que ele venha até à sua empresa de maneira espontânea.

É importante que você defina sua estratégia com foco em seu processo de vendas, de maneira que uma coisa seja compatível com a outra para que os objetivos sejam os mesmos.

Quais são as principais ferramentas utilizadas?

Uma vez que essa compatibilidade exista, fica fácil adotar as ferramentas mais eficientes para gerar leads qualificados. São elas:

E-books

Materiais didáticos e ricos, capazes de trabalhar com maior profundidade determinados assuntos, os e-books são úteis para obter contatos em troca de informações relevantes.

Eles permitem um maior detalhamento do que os artigos para blog, por exemplo, e costumam ser enriquecidos com imagens e tratamento estético diferenciado;

Check-lists

São listas com instruções para que o lead alcance objetivos do conteúdo. Na prática, as check-lists funcionam como um passo a passo para que as pessoas resolvam determinado problema;

Webinars

São conteúdos de áudio oferecidos via internet. Por possuírem um custo relativamente baixo, oferecem grande potencial para as empresas que podem disponibilizar o acesso a eles após o preenchimento dos dados;

Kits

São combinações que uma empresa pode fazer de produtos já publicados ou inéditos para seus visitantes. Você pode determinar um assunto de interesse do lead e oferecer um conjunto de materiais desenvolvidos por sua empresa em troca do cadastro.

Entendeu o que é geração de leads e como isso pode te ajudar a conseguir mais clientes? Gostou do conteúdo? Então compartilhe este post em suas redes sociais e divida essas estratégias com seus seguidores!


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