10/02/2017 - 13:00
Inbound Marketing

O que é geração de leads e como pode te ajudar a conseguir clientes

Muito se fala em geração de leads no atual cenário de marketing digital. Sem dúvidas, uma boa base de contatos qualificados pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Mas, afinal, o que é geração de leads, e como usar essa estratégia para atrair mais clientes para a sua empresa? Descubra tudo isso no artigo de hoje!

O que é um lead?

Muitas são as definições utilizadas para definir o que é um lead, mas a grande maioria delas concorda em um conceito: são clientes que possuem interesse no seu produto ou serviço.

Nem todos os consumidores são potenciais compradores, e os leads são aqueles já filtrados por representarem a parcela de pessoas que têm chances de fechar um negócio. Para adquiri-los, são utilizadas técnicas de inbound marketing, estratégia baseada no funil de vendas.

Como funciona a geração de leads?

No funil de vendas, algumas etapas são fundamentais para completar a jornada do cliente, que vai desde a atração de um simples visitante até transformá-lo em um comprador. São elas:

Atrair

Nessa etapa, através da criação de artigos otimizados para mecanismos de buscas e divulgados em canais como redes sociais e e-mail marketing, o objetivo é alcançar o maior número de usuários possível.

Portanto, escreva sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, sem necessariamente falar do seu produto ou empresa. O foco aqui é captar o interesse do usuário através de conteúdo informativo para educá-lo antes de fazer uma oferta.

Converter

Ao final de cada artigo, você deve incluir uma chamada para a ação, convidando o internauta a se inscrever na sua newsletter. O usuário clicou? Então pronto: agora ele se transformou em um lead, pois solicitou receber mais informações a respeito do assunto no qual o seu negócio é especialista!

A sua tarefa agora é nutri-lo com com conteúdo engajador, apaixonante e relevante. Essa etapa irá criar um relacionamento com o potencial cliente, aumentando a confiança entre ele e a marca e firmando a sua empresa como autoridade no tema.

Os formatos podem variar entre textos, e-books, vídeos, infográficos, webinars, apresentações de slides, etc. O importante é ter em mente que o seu negócio precisa auxiliar o usuário a resolver os seus problemas e apresentar respostas para as suas perguntas.

Fechar

Quando as plataformas de e-mail marketing detectam alto nível de interação com o conteúdo enviado, são selecionados o que, no marketing digital, chama-se de lead qualificado. Trata-se de consumidores que estão altamente propensos a realizarem uma compra.

Para mensurar o engajamento, são utilizadas indicadores-chave de desempenho (ou KPIs), métricas que revelam dados sobre o comportamento do consumidor. Você pode medir a taxa de abertura de mensagens, a taxa de cliques ou o tempo de permanência com o conteúdo aberto — tudo irá depender da sua estratégia.

Encantar

Depois que o usuário se tornou de fato um cliente, é chegado o momento de mantê-lo próximo ao seu negócio. Reter um consumidor é muito mais fácil do que adquirir novos, então continue a nutri-lo com conteúdo relevante para que ele volte a realizar uma compra.

E aí, ficou claro o que é geração de leads? Se você gostou deste artigo, inscreva-se na nossa newsletter e receba muito mais conteúdo sobre marketing digital ou baixe nosso E-book que se encontra logo abaixo!

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