08/02/2017 - 13:00
Inbound Marketing

O que é o funil de vendas e porque usá-lo na minha empresa?

O funil de vendas é uma das principais ferramentas do marketing digital. Essa estratégia vem se revelando como uma das mais eficientes do meio digital, captando e retendo clientes para todos os tipos de negócio.

Ainda não sabe a importância do funil de venda para as suas estratégias de marketing? Neste artigo, você aprenderá o que é e como utilizá-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que é o funil de vendas?

No meio digital, a concorrência pela atenção do usuário é constante. Afinal, são milhares de sites, banners, informações e anúncios divulgados nos navegadores a todo instante. É nesse contexto que surge o funil de vendas, uma ferramenta que tem o objetivo de aproximar a empresa do consumidor antes de fazer uma oferta.

Em cada umas das 4 etapas que compõem o funil de vendas, a principal estratégia é criar conteúdo relevante para engajar o internauta e levá-lo até a próxima fase da jornada de compra.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Tendo o marketing de conteúdo como base e o relacionamento com o usuário como objetivo, o funil de vendas possui uma meta determinante: a venda. Seus estágios são:

Atrair

Nessa etapa, é criada a maior quantidade de conteúdo. Eles são disponibilizados, geralmente, no formato de artigos em blogs, com textos focados na qualidade e na otimização para mecanismos de buscas (como escolhas de palavras-chave, link building, etc.).

O objetivo aqui é atrair o usuário para o seu website e encantá-lo, prestando um serviço para resolver seus problemas e dúvidas. Utiliza-se também os canais de comunicação como aliados, como as redes sociais e o e-mail marketing.

Converter

Ao fim de cada um dos artigos, deve-se incluir um CTA (chamada para a ação) convidando o usuário a tornar-se um lead. A ação pode ser assinar uma newsletter, deixar um comentário no post, seguir nas redes sociais e o que mais for relevante para a sua estratégia. A partir do momento em que o usuário realiza a ação, ele inicia um relacionamento com a marca.

Para prosseguir no funil, você deve fornecer a ele conteúdo relevante e personalizado, e a forma mais eficiente de fazer isso é através de campanhas de e-mail marketing. A ideia é firmar-se como autoridade no assunto e adquirir a confiança do consumidor como referência na área.

Nessa etapa, os formatos de conteúdo costumam variar mais e serem mais específicos, como e-books, vídeos, webinars e apresentações de slides, por exemplo.

Fechar

Quando as ferramentas de e-mail marketing detectam um alto nível de engajamento do usuário, através de métricas como taxa de abertura e de cliques, é chegado o momento de fazer uma oferta.

O consumidor em questão é um lead qualificado, ou seja, ele demonstra um grau elevado de interesse no seu produto ou serviço e certamente estará muito mais predisposto a fechar um negócio.

Pós-venda: Encantar

Depois de realizada a compra, é preciso manter a fidelidade do seu cliente. Continue nutrindo-o com informações relevantes e com qualidade. Afinal, é muito mais fácil sustentar um cliente do que conseguir novos.

Vantagens de se utilizar o funil de vendas

Para resumir nossa conversa, listamos aqui as 5 principais vantagens de usar o funil de vendas em suas estratégias de marketing:

  • Ao contrário do outbound marketing, o funil de vendas não é invasivo e respeita os desejos do consumidor, oferecendo apenas conteúdo do seu interesse;
  • Constrói um relacionamento duradouro, capaz de gerar confiança e manter a lealdade dos clientes;
  • Custa menos e é mais acessível do que outras estratégias do marketing tradicional;
  • Gera um mailing list concreto que se mantém como um recurso de divulgação ao fim das ações;
  • Auxilia no branding do seu negócio.

 

E aí, entendeu como aplicar o funil de vendas nas suas estratégias de marketing digital? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários e participe das discussões! Aproveite também e baixe nosso e-book que está logo abaixo.

 

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