04/12/2017 - 11:53
Estratégias de Marketing

Orçamento de Marketing 2018: saiba o que não pode faltar

O planejamento e o orçamento são partes importantes da estratégia de qualquer negócio. Isso é válido para diversos setores de uma empresa e também para o de marketing. Um orçamento de marketing bem feito é fundamental para garantir que os resultados financeiros de um negócio estejam de acordo com as metas inicialmente estipuladas.

Com o fim do ano se aproximando, as empresas começam a se preparar para definir o que será investido em 2018 e qual quantia do orçamento será destinada a cada área.

Como fazer um orçamento de marketing de forma a ajudar o seu negócio a ter os melhores resultados ao longo do próximo ano? Continue acompanhando a leitura e descubra o que não deixar de lado nessa hora.

A importância de um orçamento de marketing bem-feito

Um orçamento de marketing bem-feito é um dos responsáveis por garantir que o investimento dos recursos da empresa estejam sendo bem aplicados. Esse departamento lida, diretamente, com resultados de venda e conversão, e entender o quanto se investe e o quanto se tem de retorno é essencial para a saúde de qualquer negócio.

A comparação entre o que foi estimado e o que se gastou em realidade também é uma avaliação importante. Além de preparar um orçamento anual, é necessário voltar a ele, periodicamente, para entender possíveis gargalos e sugerir melhorias na distribuição da verba, aprimorando o trabalho como um todo.

O que não pode faltar em um orçamento de marketing para 2018

Uma das dicas para não errar ao iniciar o seu orçamento de marketing de 2018 é utilizar os anos anteriores como referência. A partir dos gastos passados, é possível ter uma noção clara do que esperar no ano seguinte, assim como identificar as possíveis necessidades de ajustes.

Lembre-se de sempre trabalhar com uma margem de segurança. Considere um valor final de até 20% a mais do que o calculado para o seu orçamento. Essa variação pode ser considerada dentro da normalidade da flutuação de preços de fornecedores e também é uma forma de lidar com possíveis imprevistos.

Previsão de gastos

Quais os gastos associados ao seu time de marketing? Essa resposta precisa estar na ponta da língua — e também na ponta do lápis, para garantir o sucesso do seu orçamento de 2018.

As tarefas do seu time de marketing podem ser divididas com uma (ou mais de uma) agência de publicidade, e é preciso entender se esse gasto deve ser considerado no seu budget.

Quais os softwares pagos que o seu time de marketing utiliza? Quais os contratos com ferramentas que estão prestes a vencer? Quando? Quanto de investimento de mídia em redes sociais você planeja gastar ao longo do ano? Quais materiais gráficos serão utilizados?

Obviamente, você não conseguirá responder muitas dessas perguntas com precisão nesse momento. Não se preocupe. Elas estão aqui apenas para guiá-lo no desenvolvimento do seu orçamento.

O nosso próximo tópico pode ajudá-lo a responder algumas delas um pouco melhor.

Calendário de ações

Pensar um calendário de ações para a sua marca é uma ótima forma de antecipar alguns dos possíveis gastos do seu time de marketing. É necessário levar em conta as possíveis datas relevantes aos seus clientes, como eventos internos que serão liderados por essa equipe. Novamente, é importante poder contar com planejamentos e orçamentos prévios para comparações.

Esse tipo de pensamento ajuda a dividir a sua verba de forma mais apropriada ao longo do ano. Se você atua em uma empresa de eletroeletrônicos, provavelmente, precisará destinar uma verba maior para os meses de novembro e dezembro, por causa da Black Friday e do Natal, por exemplo.

O orçamento financeiro do seu time de marketing precisa ser pensado de forma estratégica. Uma boa definição de gastos ajuda a definir metas mais próximas da realidade e também permite que as expectativas sejam alinhadas de acordo com o que é investido na área.

Entender a importância de um bom orçamento de marketing pode fazer toda a diferença para a sua empresa no ano que vem.

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