14/09/2018 - 19:00
Estratégias de Marketing

Os 5 erros mais comuns no marketing digital e como evitá-los

Será que você está cometendo erros no marketing digital? Por mais benefícios que essa área possa trazer para empresas de diversos tipos, é essencial que a sua abordagem seja impecável.

A melhor forma de garantir uma boa atuação em qualquer atividade é conhecendo os principais erros que devemos evitar. Isso não é diferente quando se trata de uma estratégia de marketing digital. Com tantas variáveis envolvidas, pode ser que alguns problemas aconteçam se você não acertar nas decisões.

Se a sua marca comete muitos erros ao atuar com marketing digital, a imagem dela sofrerá cada vez mais. Em pouco tempo, será muito difícil reconquistar a confiança do seu público e do mercado. Além disso, você estará abrindo mão dos grandes benefícios que esse meio proporciona.

Confira, a seguir, os 5 erros mais comuns no marketing digital e como evitá-los:

1. Não definir objetivos concretos

Como ter certeza se a sua campanha obteve sucesso se os objetivos dela não estão bem definidos? Um dos piores erros no marketing digital é começar a trabalhar sem ter metas. Você não só precisa saber o que deseja conquistar como também ter um número a ser atingido em sua métrica de performance. A partir daí, será possível dar início a todos os esforços necessários para chegar até esse fim. Sem um objetivo, as suas ações serão desperdiçadas.

2. Não saber usar o orçamento

Definir o quanto será gasto e como é algo essencial para qualquer tipo de planejamento, inclusive o de marketing digital. É um erro bastante grave desperdiçar recursos dessa forma, algo que não transmitirá uma boa mensagem à diretoria da sua empresa.

Para evitar problemas, certifique-se de saber exatamente o custo de cada esforço envolvido na sua campanha e confira se todos cabem no orçamento. Se não encaixarem, está na hora de realizar alguns cortes.

3. Não escolher os canais certos

O marketing digital oferece uma alta variedade de canais que você pode utilizar para impactar o seu público: redes sociais, anúncios, e-mail marketing, SMS, entre outros. No entanto, isso não significa que você precise usar todos eles. O que define uma boa estratégia é o uso dos canais certos. Não caia no erro comum de tentar abraçar o mundo sozinho e exagerar nos meios utilizados. Considere o perfil do seu cliente e da sua empresa e atue somente no nicho que fizer sentido.

4. Não segmentar suas campanhas

Um dos principais atrativos que o marketing digital possui se refere a todo o seu potencial envolvendo a segmentação de conteúdo. De forma fácil e rápida, você consegue exibir a publicidade certa para o público que mais teria afinidade com ela, aumentando consideravelmente sua taxa de sucesso.

Portanto, fica claro o quanto ignorar essa possibilidade é um dos erros no marketing digital. Não deixe de segmentar suas campanhas e garanta resultados melhores.

5. Não acompanhar os resultados em tempo real

Outro grande benefício do meio digital é fornecer acesso às suas métricas de sucesso a partir do momento em que a sua campanha começa. Dessa forma, você consegue conferir se as suas iniciativas estão dando certo ou não, sem ter que esperar toda a ação terminar. Isso permite tomar decisões estratégicas de correção de rota conforme o necessário, seja para corrigir erros ou intensificar uma estratégia que está trazendo resultados melhores que o esperado.

Agora que você já conhece os principais erros no marketing digital, tem tudo o que precisa para evitar problemas ao implementar as suas estratégias. Trata-se de um meio que pode trazer excelentes retornos para empresas de diversos segmentos diferentes, mas somente com a implementação de uma estratégia eficaz.

Fique de olho nas tendências da área e traga a dose adequada de inovação para a sua campanha.

Você ainda tem alguma dúvida sobre esses erros no marketing digital? Deixe a sua pergunta nos comentários.


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