04/07/2017 - 09:36
Marketing de Relacionamento

Para que serve o marketing de relacionamento?

marketing de relacionamento é uma ferramenta indispensável para atrair novos clientes, fidelizá-los e assim mantê-los. Assim, sua maior preocupação é conhecer bem o público de uma empresa e sempre averiguar se as suas expectativas estão sendo atendidas.

Ao estar sempre presente na vida do cliente, oferecendo ajuda, conteúdo, informações e resolvendo suas dúvidas e problemas, é possível criar uma relação de longo prazo com eles e garantir que a marca sempre esteja fixada em suas mentes. Afinal, o objetivo do marketing de relacionamento não é ter apenas consumidores, mas fãs fiéis da sua marca.

Entretanto, como ser bem-sucedido com essa estratégia? É o que as dicas abaixo vão te dizer. Confira!

Conheça seus clientes

O primeiro passo é fazer um cadastro para os seus clientes preencherem, e assim, conhecê-los melhor. Para isso, a dica é aproveitar as diversas oportunidades e maneiras de conseguir esses dados.

Nessa etapa, experimente criar um formulário completo para ser enviado por e-mail para a sua base de contatos e instrua seus funcionários a coletarem informações básicas como nome, endereço de e-mail, telefone e data de aniversário, no momento da compra.

Além disso, é possível completar esse cadastro posteriormente, seja por e-mail ou numa ligação telefônica com o intuito de medir a satisfação dos seus clientes.

Saber mais sobre os hábitos de consumo deles é outra excelente forma de conhecer mais sobre seus consumidores, e ainda descobrir como solucionar falhas que talvez você nem saiba que existam. Tendo isso em mente, implante um sistema para ouvir as suas críticas, o que eles acham a respeito do que você vende e como pode melhorar.

Para conseguir essas informações, você pode ter desde uma simples caixa de sugestões em sua loja, até um serviço de telemarketing para atender os clientes. Apenas tenha o cuidado de sempre responder a todos os contatos. Isso é fundamental para conseguir mais empatia.

Por fim, não esqueça de também usar seu site como catalisador de todas as informações! Afinal, a tecnologia está aí para ser utilizada a seu favor, não é mesmo?

Invista num sistema de CRM

Também é importante dispor de uma ferramenta que permita a você armazenar e utilizar esses dados sempre que julgar necessário.

Esse recurso pode ser um sistema de CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), que pode ser de grande ajuda na hora de reunir as informações que você coletou e também ao resgatar esses dados, seja para análise ou para selecionar determinados clientes.

Vale destacar que existem no mercado diversas opções de softwares com preços acessíveis, até mesmo para pequenas empresas. Por isso, não pense duas vezes antes de investir no recurso.

Com ele em mãos, assim que tiver a oportunidade de fazer uma campanha de marketing específica para determinado consumidor, não se acanhe e aproveite essas informações tanto para criar a ação, quanto para entrar em contato com seu cliente!

Planeje o Marketing de Relacionamento

Uma vez conhecidos os hábitos de consumo do seu cliente, comece a entrar em contato com ele. Você pode usar vários meios de comunicação para isso: e-mail, telefone, materiais impressos e até canais de mídia, como TV e rádio. Porém, tenha o cuidado de planejar bem todas essas ações para não correr o risco de se tornar inoportuno.

Quer algumas sugestões? Confira a seguir:

  • envie suas ofertas de produtos por e-mail;
  • parabenize seu cliente em datas específicas, como aniversários; e
  • faça pesquisas de satisfação para ter um feedback, tanto do produto quanto do atendimento.

Você pode, inclusive, criar promoções especiais tendo como base os dados que conseguiu. Por exemplo: envie uma oferta arrasadora por e-mail ou SMS quando o cliente completar um ano da primeira compra.

Assim, você estará demonstrando o quanto ele é especial para sua empresa. E é exatamente essa a ideia: fazer de tudo para se aproximar do seu público e aumentar as vendas.

Torne o consumidor fiel

Criar e desenvolver um programa de fidelidade é uma ferramenta bastante usada por várias empresas. Esses programas funcionam pontuando clientes por suas compras ou contratações. Ou seja, quanto mais eles compram, mais benefícios recebem. É o mesmo sistema utilizado pelas companhias aéreas em seus programas de milhas de viagens.

Dito isso, fazer promoções exclusivas para um determinado nicho de clientes e, o mais importante, oferecer bonificações e prêmios em troca é fundamental para que a marca seja fixada na mente dos consumidores. Isso também faz com que haja uma preferência por parte do cliente, uma vez que ele terá um benefício ao escolher sua empresa.

E por último e não menos importante: sempre faça orçamentos prévios para avaliar o impacto financeiro da ação e evitar que os brindes deem prejuízos à organização.

Invista no atendimento

Para que os seus consumidores se sintam ainda mais especiais, nada melhor do que serem tratados com muita simpatia e educação pelos seus funcionários.

Para isso, eles devem ser treinados de acordo com a cultura da empresa e seus planos de marketing, de forma que entendam a importância de cada um como colaborador na relação entre a organização e os clientes.

Lembre-se também que nada substitui o contato pessoal. Um sorriso durante um atendimento ou mesmo alguém sempre disposto a ouvir o cliente não tem preço. Por isso, dê atenção especial aos seus funcionários, afinal o marketing de relacionamento deve ser uma estratégia comum a todos.

Lembre-se das redes sociais

Atualmente, muitos consumidores utilizam as redes sociais para pesquisar sobre empresas e produtos, por isso é uma boa ideia você também estar presente lá.

Mas atenção: esses canais não devem ser usados apenas para ampliar o relacionamento, respondendo mensagens, tirando dúvidas e produzindo conteúdo relevante. Também é preciso mostrar que você está sempre disponível para conversar, interagir e negociar diretamente com o público, criando uma relação mais sólida com seus clientes.

O mais importante é responder aos questionamentos e solicitações dos clientes quando esses se manifestam. O consumidor sempre vai procurar seus perfis oficiais na internet e tentar um diálogo, e se não for bem atendido, ele vai usar as mesmas redes sociais para contar aos outros sobre suas insatisfações e é nesse momento que uma reclamação que poderia ser facilmente respondida pode se tornar um “viral” e manchar a reputação de sua empresa.

Faça do relacionamento uma estratégia constante

Como você pode perceber diante das dicas apresentadas, o marketing de relacionamento não serve apenas como ferramenta de captação de novos clientes, pois é sobretudo, uma solução eficiente para manter os antigos.

Para ter uma ideia da importância disso para o seu negócio, saiba que conquistar um novo cliente pode custar de cinco a 25 vezes mais do que o necessário para manter um antigo.

Portanto, essa estratégia deve ser constante, e isso exige atenção para que o relacionamento com os consumidores não seja interrompido sem explicações, afinal, você vai criar uma aproximação maior com eles, e para isso, é necessário ser mais do que um vendedor.

Por fim, é essencial manter a observação do público, assim como seu cadastro sempre atualizado. E mais: não esqueça da importância de ter um planejamento bem estruturado com ações previstas para todo o ano.

E então, gostou das nossas dicas? Já implementou o marketing de relacionamento na sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco e nos diga o que você já está fazendo para usar as técnicas apresentadas a seu favor!


Kleber 17/08/2016 - 12:00

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