18/09/2018 - 18:00
Estratégias de Marketing

Passo a passo para montar seu Facebook chatbot!

Você sabe o que é um Facebook chatbot? Trata-se de um robô que se torna responsável pelos atendimentos da sua empresa nessa rede social. É você quem configura o roteiro dele, sendo possível oferecer respostas instantâneas ao seu cliente.

Oferecer um atendimento de qualidade é algo essencial para a valorização de uma empresa pelo seu público. O chatbot não substitui a atuação de um ser humano, mas ajuda muito a lidar com casos corriqueiros do dia a dia. Como não são difíceis de configurar, são soluções que se encaixam em todo tipo de negócio.

Achou interessante? Então, considere incluir um Facebook chatbot à seleção de facilidades oferecidas pela sua empresa. Ele poderá fazer maravilhas pelos seus atendimentos e deixar seus clientes muito mais satisfeitos.

Quer criar o seu Facebook chatbot? Basta seguir os passos a seguir:

1. Acesse o ChatFuel

ChatFuel é um serviço gratuito, que ajuda você a criar o seu Facebook chatbot sem a necessidade de saber programação. Sua interface é intuitiva e traz todas as etapas que você precisa seguir para atingir os seus objetivos. Por ser uma solução eficaz, os nossos passos serão referentes ao uso do ChatFuel. Entre no site e autorize o acesso dele à sua conta do Facebook.

2. Escreva o roteiro do seu chatbot

Antes de colocar a mão na massa com o ChatFuel, certifique-se de criar um roteiro para o seu Facebook chatbot. Isso significa pensar em tudo o que ele dirá e quais opções dará ao público que fizer contato. Considere as suas necessidades de atendimento e busque facilitar ao máximo a vida de quem interagir com o robô. Quando tudo estiver pronto, siga para o próximo passo.

3. Crie blocos de mensagens

O ChatFuel funciona a partir da criação de blocos inteligentes com conteúdo interativo. Baseie-se no roteiro que você criou para inserir todos os modelos de interação que o seu Facebook chatbot terá. Comece pela mensagem de boas-vindas, que deve oferecer logo as principais opções de funcionalidades ao público. Com elas, você pode criar os blocos subordinados.

4. Insira cards de respostas

Dependendo das alternativas selecionadas pelo seu público, ele deve receber respostas distintas. Mais uma vez, volte ao seu roteiro para determinar quais interações devem ser planejadas. O ChatFuel usa o conceito de cards multimídia para oferecer mensagens ricas às pessoas, podendo incluir texto, imagem e até uma galeria de fotos.

5. Teste o seu chatbot

Depois de configurar o seu Facebook chatbot, certifique-se de testá-lo para ver se está funcionando corretamente. Experimente todas as opções e confira se elas geram as respostas que você planejou em seu roteiro. Caso detecte algum problema, volte à área de criação do ChatFuel e faça os ajustes necessários. Somente considere seu Facebook chatbot como finalizado após esse processo.

Pronto! Agora você tem um Facebook chatbot trabalhando a favor da sua empresa, sendo capaz de realizar atendimentos instantâneos, que terão um impacto altamente positivo no seu público. Esse é um exemplo de como a tecnologia é uma aliada do marketing, trazendo possibilidades valiosas para aprimorar sua atuação cada vez mais.

Continue aprendendo conosco sobre o valor de interações positivas com o público! Confira este artigo sobre 4 práticas essenciais para melhorar o seu marketing de relacionamento.


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