22/08/2017 - 14:17
Estratégias de Marketing

Por que investir em marketing digital no setor varejista?

O marketing digital no setor varejista é uma tendência que veio para ficar. Assim como em praticamente todos os setores de negócio, empresas têm se beneficiado das estratégias no ambiente digital para se promover e aumentar suas vendas.

Neste post vamos falar um pouco sobre quais são os atrativos do marketing digital e como as empresas do setor varejista podem se aproveitar deles. Confira!

 

O que se faz no marketing digital no setor varejista

Meios tradicionais de marketing e publicidade têm caído em descrédito ultimamente. A tendência da jornada de compra dos consumidores tem sido migrar para o ambiente digital por meio de pesquisas online, comparando preços em lojas virtuais ou considerando avaliações de outros clientes. O cliente em potencial passa a exigir confiança no negócio.

A intenção de uma estratégia de marketing digital no setor varejista é promover a empresa e construir essa relação de confiança com clientes em potencial.

Assim, são traçadas ações que visam conferir autoridade à empresa no ramo em que atua, presença interessante em buscas da internet e a criação de canais de engajamento e contato do usuário com o negócio.

Uma estratégia eficiente aproxima clientes que passam a considerar em primeiro lugar a empresa em questão para realizar uma compra, além de posicioná-la bem para clientes em potencial que estão pesquisando opções — que encontram a empresa facilmente e têm uma impressão favorável sobre ela.

Veja abaixo algumas das ações que se pode tomar em uma estratégia de marketing digital no setor varejista.

Marketing de conteúdo

A produção consistente de conteúdo — seja textos em blogs, vídeos, infográficos ou e-books — contribui de duas formas para uma estratégia: de um lado, os algoritmos de sites de busca podem encontrar a empresa e avaliá-la bem, de outro, constrói-se sua autoridade pela demonstração de conhecimento no ramo.

Conteúdo relevante é essencial para atrair e engajar o público da empresa e, quando produzido adequadamente, é capaz de torná-la referência no mercado.

Mídias sociais

As mídias sociais são mais um espaço para captar a atenção do público. Além de mais espaços para a produção de conteúdo, plataformas como o Facebook, o Instagram e o YouTube, por exemplo, possuem ferramentas bem desenvolvidas de anúncios e promoção de posts, que impulsionam muito a geração de visibilidade da empresa.

Outra característica importante das mídias sociais é o potencial de interação com o público. Por meio dessa integração há possibilidade de persuadir seguidores diretamente, criar canais de atendimento e construir todo o DNA da marca, com o qual o público pode se identificar cada vez mais.

E-mail marketing

O e-mail marketing é excepcionalmente útil para o setor varejista. Além de ser um recurso útil para disseminar o conteúdo produzido pela empresa, quando integrado a um sistema de e-commerce ele se torna ainda mais poderoso.

Por meio dele você pode entrar em contato diretamente com seus clientes em potencial, apresentando promoções, novos produtos e ofertas de datas comemorativas, por exemplo.

Também pode-se utilizar o remarketing, que reapresenta, por meio de um e-mail, um produto já visitado pelo usuário em uma oportunidade seguinte, seja para relembrá-lo do produto ou para informá-lo de uma promoção, aumentando a chance de compra.

Mensuração de resultados

Uma das vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional é que, como praticamente todas as ações são realizadas no meio digital, seus resultados podem ser medidos facilmente.

Cada estratégia possui objetivos distintos, e uma empresa de setor varejista pode aumentar sua visibilidade e suas vendas online, por exemplo.

Para tanto, pode-se mapear fatores como acesso às páginas da empresa, cliques em anúncios e até mesmo a jornada que o visitante emprega ao acessar o site até realizar uma compra. Com isso, percebe-se pontos defeituosos que estejam afastando visitantes, fundamentando ajustes de defeitos e aperfeiçoamentos de partes que funcionem bem.

Portanto, uma estratégia de marketing digital no setor varejista é plenamente possível e necessária para um varejo que pretenda se destacar no mercado. Estratégias digitais cuidam perfeitamente das exigências do consumidor atual, construindo uma imagem de referência para a empresa e uma relação de confiança com seus clientes e seguidores.

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