13/07/2018 - 14:00
Social Media

Profissionais liberais: 5 dicas de marketing digital imperdíveis

A internet, atualmente, é o maior meio de comunicação entre pessoas e empresas. As redes sociais, os sites, os blogs, os fóruns e outros ambientes virtuais abrigam consumidores e marcas dispostas a vender — e o marketing digital para profissionais liberais colabora com essa conexão.

Profissionais liberais são suas próprias empresas. Por isso, devem saber as melhores práticas para se destacar na web. Diferentemente dos meios tradicionais, a internet possibilita um alcance maior do seu trabalho, com meios eficientes para conectá-lo ao potencial público consumidor.

Diante disso, continue a leitura e conheça 5 dicas de marketing digital para profissionais liberais!

1. Faça um bom planejamento

Para usar o marketing digital como ferramenta para trabalhar a sua imagem, você precisa efetuar um bom planejamento.

O primeiro passo é a verificação de que não existem restrições do uso desse tipo de ação juntamente aos órgãos que representam a sua classe. Advogados e profissionais da saúde, por exemplo, não podem explorar todos os tipos de mídia do marketing digital.

Nesse planejamento, você conhece e escolhe todos os serviços que podem trazer um retorno. Entre eles, podemos citar:

  • portfólio on-line;
  • Marketing de Conteúdo;
  • site;
  • e-mail profissional;
  • landing page;
  • fan page e outros.

2. Encontre sua audiência qualificada

Quem é o seu público? Essa é uma pergunta muito pertinente quando falamos sobre marketing digital para profissionais liberais. Afinal, não adianta marcar presença em toda a web se a sua audiência não for qualificada. Por isso, identifique os locais na internet que seu público frequenta.

Outro meio de se fazer isso é pelos anúncios patrocinados: eles possibilitam a segmentação das pessoas que vão receber sua propaganda. É possível estabelecer média de idade, gênero, localização, escolaridade e outros dados que possam remeter ao seu potencial cliente.

3. Reforce sua presença nas redes sociais

Caso a sua profissão não tenha restrições em relação ao uso do marketing digital, chegou o momento de colocar o planejamento em prática. Aproveite o poder das redes sociais para reforçar sua presença nelas.

Mude sua foto de perfil para uma mais profissional e verifique se suas informações estão atualizadas. Confira também como está o preenchimento da biografia, aquele espaço no qual você descreve quem é e o que faz.

Resuma com clareza sua atuação profissional e fique de olho nos comentários que são feitos. Responda às dúvidas e jamais deixe uma dúvida, crítica ou sugestão sem resposta.

4. Construa autoridade no seu segmento

Todo profissional liberal deseja se destacar no mercado, certo? Por isso, é importante que você construa sua autoridade. Participe de cursos, palestras, workshops e outros eventos para conhecer colegas de profissão e novos clientes. Essa é uma maneira eficiente de ser percebido.

Você também pode ser bastante ativo nos grupos de discussão e redes sociais que envolvem a sua área de atuação. Responda às dúvidas, aponte soluções, faça análises e demonstre o seu conhecimento. Inclusive, o mesmo pode ser feito em espaços frequentados pelo seu público.

5. Publique conteúdos de interesse em sua área

Já pensou em ter um blog? Publicar conteúdos de interesse em sua área permite a criação de autoridade — tanto entre os colegas de profissão quanto ao público. Defina as personas para as quais escreverá e capriche na criação de conteúdo original e relevante.

Por meio dessa estratégia — chamada de Marketing de Conteúdo — é possível preparar o seu público para consumir as soluções que você oferece. Então, elabore um calendário editorial com os assuntos que serão abordados e direcione as pessoas que podem ser atendidas pelo seu trabalho.

Enfim, como vimos, o marketing digital para profissionais liberais é uma ferramenta muito eficaz no preparo, na consolidação e na divulgação da sua imagem e das soluções oferecidas por você. Aproveite o potencial do marketing na web para aumentar o seu faturamento!

Se gostou de post e quer uma ajuda, fale com a Humann, uma agência especializada que pode ajudá-lo no desenvolvimento da sua estratégia digital!


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