09/03/2017 - 11:49
Estratégias de Marketing

Saiba como contratar bons vendedores para sua equipe

Possuir uma equipe qualificada e focada nos resultados é primordial para o sucesso de uma empresa, principalmente em um contexto econômico delicado como esse em que o Brasil se encontra.

Por esse motivo, todo negócio que deseja alcançar bons resultados de vendas deve contar com um time de bons vendedores, que saiba lidar com os mais diversos tipos de situações e clientes.

Se você deseja ter uma equipe altamente qualificada e obter ótimos resultados, este post é para você! Confira a seguir e veja como contratar vendedores de forma eficaz e assegurar os lucros da sua empresa:

Monte um bom processo seletivo

Antes de começar a procurar por profissionais no mercado, é fundamental que os gerentes ou gestores responsáveis montem um processo seletivo. É aconselhado que seja escrito um procedimento a ser seguido para a contratação de novos vendedores. O processo seletivo deve conter diversas etapas, como:

  • seleção de currículos;
  • entrevistas coletivas;
  • dinâmicas de grupo;
  • entrevistas individuais.

Todo o processo seletivo deve ser muito bem descrito, pois só assim será possível ter certeza que você seguirá os principais passos para contratar os vendedores mais habilidosos e experientes para o seu negócio.

Estabeleça quais são as habilidades a serem procuradas

Depois de definido todo o processo seletivo da empresa, chegou a hora de estabelecer quais são as habilidades que se esperam do vendedor. Entre as habilidades mais procuradas pelos gerentes e gestores, podemos destacar:

  • integridade e coerência;
  • flexibilidade;
  • autoconfiança;
  • iniciativa;
  • compreensão;
  • visão;
  • capacidade de liderança;
  • persuasão;
  • autocontrole;
  • agilidade na tomada de decisões.

Obviamente, existem diversas outras habilidades que podem ser exigidas em um vendedor. Cabe aos gerentes decidirem quais são aquelas desejadas para que a empresa alcance melhores resultados.

Defina o perfil ideal

Para definir o perfil do candidato buscado, é aconselhado que os gerentes se espelhem no melhor vendedor. Analise as características que fazem do vendedor um profissional de destaque e considere outros detalhes que possam fazer a diferença na empresa.

Para que um negócio contrate um bom vendedor, que atenda as necessidades da empresa e até mesmo supere suas expectativas, é fundamental que seja definido um perfil ideal a ser procurado.

Mas atenção: é muito importante que os gerentes se lembrem que não existe profissional perfeito. Portanto, busque escolher aqueles com erros que sejam mais aceitáveis ao negócio.

Escolha os meios corretos de divulgação da vaga

Para contratar um bom vendedor, é necessário apresentar e divulgar as pessoas a existência de vagas, correto? Nesse sentido, um dos fatores que pode influenciar bastante a contratação de bons profissionais e o meio de divulgação da vaga.

A divulgação pode ser feita por meio da internet, anúncios em jornais e revistas, sites de recolocação profissional, anúncios em universidades e faculdades e diversos outros meios.

A escolha do meio de divulgação deve ser feita de acordo com o profissional buscado e área de atuação da empresa. Obviamente, o público de cada um dos meios citados pode variar bastante, por isso é muito importante que a divulgação seja feita de forma pensada e planejada.

Viu como contratar vendedores para o seu negócio e contar com uma mão de obra qualificada é importante para os resultados do seu negócio? Agora, aproveite para conferir 5 meios inovadores para aumentar as vendas da sua empresa!


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