07/12/2017 - 16:00
Trabalho em Equipe

Saiba como ter excelência no papel de gestor de equipes

A gestão de equipes é um dos pontos de maior relevância para os gerentes das empresas de qualquer ramo de atividade. O chefe centralizador de tempos atrás precisa se transformar em um líder inspirador, motivando e conduzindo seus liderados a alcançar suas metas.

Nos últimos anos, com o ingresso das novas gerações no mercado de trabalho e com a tecnologia da informação facilitando a interação das pessoas e das empresas, o perfil do gestor passou a exigir novas habilidades.

O objetivo deste post é abordar um pouco sobre as características que um bom gestor deve possuir para ter excelência na gestão de equipes. Confira!

Principais características de um bom gestor

As recentes transformações pelas quais a sociedade passou desde o final do século passado modificaram drasticamente a relação entre as pessoas e o modelo de hierarquia nas instituições.

O novo gestor do século XXI deve possuir algumas características que facilitam a condução de suas equipes. A seguir, vamos listar algumas.

Ser um exemplo

No momento em que estamos passando por uma série crise moral no país, ser um exemplo para seus liderados é fundamental. Tratar todos da mesma forma, respeitando a individualidade de cada um e mantendo a ética e a educação em todos os momentos é fundamental para os gestores.

Possuir facilidade de comunicação

Saber comunicar de maneira clara, não deixando dúvidas, sendo transparente e possibilitando o questionamento de seu pessoal também ajuda a criar uma atmosfera positiva para uma gestão de excelência.

Ter capacidade de administrar conflitos

Possuir uma capacidade de administrar conflitos também é uma habilidade importante para os dirigentes. A convivência de gerações distintas, cada uma com o seu perfil, requer uma coordenação atenta para que nenhuma se sinta em menor importância.

Saber delegar

Saber delegar as tarefas e funções, acompanhando suas execuções e ajudando no que for necessário é essencial para uma gestão exitosa. Para isso, é importante que o gestor conheça profundamente as particularidades e a personalidade de cada componente de sua equipe.

Fornecer feedbacks

O fornecimento de feedbacks, tanto positivos quanto negativos, é outro ponto crucial para o gerenciamento das pessoas. Os elogios podem e devem ser feitos em público, mas a crítica ou a chamada de atenção deve ser feita individualmente, sem que haja qualquer tipo de ameaça ou constrangimento.

Investir na formação de seus liderados

Os gestores de excelência se preocupam com a formação e a evolução de seus colaboradores. Fornecer auxílio para a realização de cursos e treinamentos, bem como flexibilizar horários de trabalho para que os funcionários possam se aperfeiçoar é determinante para a evolução e desenvolvimento de todos.

Possuir forte empatia

Outra característica importante para os novos líderes é possuir uma forte empatia com seus liderados. Saber ouvi-los e conseguir com isso um melhor envolvimento dos colaboradores traz um engajamento de todos. E esse engajamento carrega em seu bojo uma melhoria na produtividade e no clima organizacional.

Forte preocupação com os resultados

Por último, mas não em menor importância, está o foco nos resultados. Cada setor possui sua missão e seus objetivos e cabe ao responsável buscar insistentemente pelo êxito e alcance de suas metas.

Agora que você já viu algumas características para uma gestão de equipes de excelência, entre em contato com nossa equipe. Queremos lhe ajudar a ter um marketing cada vez melhor para que você só se preocupe com a gestão. Até a próxima!


Nome completo

E-mail

Digite sua mensagem aqui