22/05/2017 - 12:00
Social Media

Saiba como usar a produção de conteúdo para engajar clientes

A produção de conteúdo é uma ferramenta altamente eficaz na hora de educar, treinar e entreter consumidores de todas as idades e origens, sendo também um passo crucial em direção às vendas. É por esse motivo que as empresas precisam oferecer algo além de um simples produto: elas devem entregar conteúdo relevante e valioso para engajar clientes.

Mas é preciso cuidado para não cometer o erro de querer vender algo a todo momento. Afinal, antes de oferecer seu produto de fato, é preciso falar dos interesses do cliente, das soluções para seus problemas e abordar suas preocupações.

Ficou interessado nessa solução? Então acompanhe as nossas dicas e comece já a engajar clientes!

Descubra qual é a sua voz

Antes de mais nada, descubra qual é a voz correta para falar com o seu público. Comece a entender as necessidades, desejos, medos e aspirações da sua audiência para então ver qual é a melhor forma de abordagem, tom e tamanho de texto ou duração de vídeo.

Alguns produtos requerem mensagens rápidas, enquanto outros demandam grande quantidade de informação.

Entenda o que o seu cliente quer

O que o seu cliente quer? Para entender, ouça o que eles estão dizendo nas redes sociais. Leia os comentários nas contas da sua empresa, busque as palavras-chave e monitore as hashtags.

Fique alerta para captar o que as pessoas estão dizendo sobre a indústria da qual você faz parte e também sobre os seus concorrentes. Tudo isso irá dar o insight que você precisa para engajar clientes com mais precisão.

Fale como uma pessoa de verdade

O cliente as vezes esquece que existe uma pessoa de verdade por trás do blog, da newsletter, do Facebook, Twitter e outros perfis de redes sociais. Para uma comunicação realmente efetiva, use um tom que não se pareça com uma máquina ou um memorando emitido por órgão público.

É claro que dependendo do perfil do seu cliente, a conversa deverá ser mais formal, mas mesmo assim não há impedimento algum para ao menos chamar o seu cliente pelo nome e tentar uma leve aproximação.

Crie conteúdo envolvente

Antes de escrever um artigo, dê um passo para trás e pergunte à si mesmo: “eu gastaria o meu tempo lendo isso?”. Lembre-se que o cliente não tem tempo ilimitado, e por isso, irá escolher onde depositar sua atenção.

O título deve invocar uma reação, mostrar uma necessidade ou fazer uma pergunta que o seu público-alvo não vê a hora de conhecer a resposta.

Encoraje o próximo passo

Embora a maior parte do seu conteúdo foque na educação e/ou entretenimento, é preciso continuar engajando o cliente, atrair novos e, é claro, vender. Para tanto, é preciso posicionar muito bem o call-to-action, aquela frase que irá direcionar a próxima ação da sua audiência.

Como você viu, engajar clientes por meio de conteúdo requer planejamento, criatividade, paciência para testar coisas novas e, acima de tudo, determinação. Nem todo conteúdo irá fazer sucesso e se espalhar pela internet, mas cada frase que a sua marca colocar na vida das pessoas pode fazer toda a diferença!

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