21/07/2018 - 17:00
Estratégias de Marketing

SEO para iniciantes: entenda como começar a aparecer no Google

Ter o maior buscador do mundo como aliado é extremamente positivo para a visibilidade do seu negócio. Ele é o site mais visitado da internet e pode se tornar o principal meio de acesso de clientes para a sua empresa. Só que, para isso, você precisa aprender como aparecer no Google.

Os sites que aparecem bem posicionados na lista de resultados não estão lá por sorte. Para marcar presença no buscador, é necessário deixar as suas páginas mais fáceis de serem “entendidas” pelo algoritmo.

Isso porque o papel do Google é varrer a internet em busca de conteúdo, e ele só dá a devida prioridade ao material que realmente mostra sua própria relevância. Se encontra problemas, dificilmente aquela página vai aparecer em um lugar de destaque.

Quer aprender como ganhar esse espaço tão importante? Então, veja a seguir as principais técnicas de SEO para aparecer no Google:

Defina palavras-chave estratégicas

Ao criar o seu conteúdo, dedique uma atenção especial a especificar uma palavra-chave pela qual seus visitantes devem chegar até sua página. Você pode pesquisar em ferramentas como o Keyword Tool para escolher aquelas que têm mais buscas, por exemplo.

Mas tenha bom senso: escolha opções que tenham relação com o seu conteúdo, senão você poderá sofrer com penalidades. Certifique-se de usar essa palavra-chave um bom número de vezes nas suas páginas, mas sem exagerar.

Configure as suas meta tags

Você sabia que é possível controlar os campos de título e descrição que aparecem no Google? Aliás, é recomendado que você otimize esses espaços para aumentar suas chances de subir no ranking do buscador.

Para isso, é necessário configurar as meta tags: title e description. Se você usa WordPress para gerenciar seu conteúdo, pode fazer isso usando o plug-in Yoast SEO. Lembre-se de incluir a sua palavra-chave nessas tags para fortalecer sua otimização.

Tenha um layout responsivo

Pensou que para aparecer no Google bastava se preocupar com o uso de palavras-chave? Pois, não é só isso. Como o buscador quer sempre oferecer o melhor conteúdo aos seus usuários, você precisa garantir que o seu site se enquadre nessa categoria.

Recentemente, o Google passou a dar prioridade às páginas que funcionam bem em dispositivos móveis. Portanto, certifique-se de que seu layout seja responsivo e ofereça uma boa experiência a quem chega até o seu site por qualquer meio.

Melhore a performance do site

Além de se preocupar com o layout responsivo, busque outras formas de entregar qualidade aos seus visitantes.

Um bom jeito de conseguir isso é garantir que as suas páginas carreguem rapidamente, com alta performance. Evite elementos muito pesados, como imagens sem compressão e um código-fonte ineficiente.

Faça uma varredura em seu site para deixá-lo mais rápido e, assim, ganhar posições no Google.

Não tente burlar o sistema

Pode ser grande a tentação de aproveitar algumas táticas suspeitas para obter tráfego de forma rápida e fácil, mas tome muito cuidado: o Google não perdoa e penaliza severamente os sites que tentam burlar seu algoritmo ao inflar artificialmente sua relevância.

É muito mais eficaz se concentrar em iniciativas adequadas de SEO, que conseguem ajudar você a aparecer no Google e não trazem riscos para a sua visibilidade.

Agora que você já sabe como começar com as técnicas de SEO para aparecer no Google, está na hora de colocar os seus planos em prática. Faça uma análise do seu conteúdo em busca de oportunidades para melhorar a otimização e conquistar mais força para sua marca. Siga as nossas dicas para sempre acertar na abordagem.

Quer ficar por dentro de muito mais novidades e ideias como essas? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!


Nome completo

E-mail

Digite sua mensagem aqui