16/07/2018 - 15:00
Estratégias de Marketing

Tendências de SEO: 6 novidades para ficar de olho no mercado

Com um mercado acelerado e com constantes mudanças, é necessário estar sempre atento à estratégia organizacional para manter a competitividade. Dentre os pontos a serem observados, as tendências de SEO se destacam como uma das principais.

O Search Engine Optimization (SEO) é uma ciência nada exata e que mexe com a cabeça de quem trabalha com marketing de conteúdo. Entretanto, não precisa se desesperar! É possível fazer previsões para auxiliar o planejamento e tomar decisões corretas.

Foi pensando em você que quer aprimorar as técnicas de SEO da sua empresa que o post de hoje foi feito. Confira as principais tendências que farão toda a diferença no mercado!

1. Algoritmo do Google

Com constantes atualizações e com a imprevisibilidade do algoritmo, muitas pessoas se preocupam em demasia com o impacto que o Google pode ter na estratégia de SEO. O objetivo dessas mudanças é sempre melhorar a experiência do usuário.

Dessa forma, o importante é entender o funcionamento das métricas para que sua empresa também possa oferecer uma experiência melhor. Com tantos fatores de rankeamento, vai se destacar aquela empresa que souber entender o comportamento dos usuários.

2. Velocidade de carregamento

Embora seja uma tendência desde 2010, a velocidade de carregamento foi confirmada recentemente como um fator de rankeamento do Google. Os HTTPs deixam o site mais lento caso não sejam transferidos também para o HTTP/2.

Sendo assim, para garantir maior velocidade, a dica é mudar para o HTTP 2.0. Complementarmente, também é necessário otimizar o CSS, JavaScript, HTML e demais ferramentas que possam prejudicar a velocidade e, consequentemente, sua estratégia SEO.

3. Dispositivos móveis

Influenciado por meios de pagamento como PagSeguro, Moip e plataformas e-commerce, as vendas por dispositivos móveis ultrapassaram a quantidade de vendas por desktop. Outro influenciador é a acessibilidade.

Por isso, é fundamental ficar atento aos números desses dispositivos. A relevância, taxa de conversão, posicionamento e visibilidade dos sites são algumas das métricas importantes para o negócio.

4. Busca por voz

Pelo fato de ainda não ser tão popular no Brasil, são poucas as empresas que estão atentas a busca por voz. Para sair na frente da concorrência, a dica é observar os assistentes pessoais, como a Siri e Google Home, e se preparar para atender essa demanda.

Para se ter uma ideia de como essa tendência é real, o Google noticiou que, em 2016, as pesquisas por voz representavam 20%. A expectativa, segundo o ComScore, é que essa demanda seja de 50% em 2020.

5. Conteúdo

Sim, o conteúdo continuará sendo o principal fator de sucesso de uma estratégia SEO. A novidade é que as regras de punição para posts falsos ou de baixa qualidade estarão mais rigorosas. É preciso se engajar muito para conseguir destaque agora.

Uma boa maneira de alcançar seus objetivos é produzindo material diversificado. Aposte nos infográficos, podcasts, imagens, apresentações e demais variações que você julgar relevantes para o seu público.

6. Páginas não seguras

Desde outubro de 2017 o Google Chrome passou a acusar as páginas não seguras. Apesar de ser uma vantagem para o leitor, isso prejudica consideravelmente a taxa de conversão frente à coleta de novos leads.

Futuramente, é possível que os sites confiáveis comecem a receber pontuação diferente dos demais no ranking de posições. Você não vai querer ficar para trás, não é mesmo? Garanta que todos os inputs sejam HPPTs para que isso não aconteça.

Por mais que essas sejam as principais dicas para manter a competitividade do seu negócio, você não pode deixar de se atualizar constantemente. Procure sempre estar, pelo menos, um passo a frente da sua concorrência.

Entretanto, de nada adianta ficar por dentro das tendências de SEO se você não sabe como tornar essas informações vantajosas. Por isso, confira também nosso post sobre como utilizar as regras de SEO em seu site para melhorar sua estratégia. Boa leitura!


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