29/09/2016 - 12:25
Branding

Veja como o Branding pode mudar o que pensam da sua marca

Com a crescente competitividade do mercado, você já deve ter notado que apenas oferecer bons produtos e serviços não é o suficiente para se destacar. Hoje, é preciso oferecer experiências completas, que realmente tragam satisfação e alegria ao consumidor.

Isso tornou nosso trabalho um pouco mais complexo. As empresas que querem conquistar seu público e destacar-se em seu segmento de mercado precisam ir além da qualidade de produtos e serviços — afinal, todas já estão cuidando disso. Agora, é preciso pensar e respeitar os valores que sua marca transmite.

Isso acontece porque valores agregam valor à sua marca, criam empatia com o público e a tornam única. Não se trata de mais uma loja de tênis: trata-se de uma marca que incentiva uma vida saudável. Viu a diferença? Se a sua empresa tem um papel fundamental na transmissão desses valores ao seu público, ela irá se destacar.

No post de hoje, apresentaremos a você um dos conceitos mais importantes para o marketing atual: o Branding. Acompanhe:

O que é Branding

Considerado um dos conceitos mais importantes do Marketing, o Branding é tido como o conjunto de ferramentas e ações que têm como objetivo modificar a percepção de uma marca com o intuito de torná-la mais confiável e atrativa para o público-alvo.A ideia é tornar o seu negócio único e insubstituível para seus consumidores

Agora, vamos falar mais sobre as principais mudanças trazidas por um bom trabalho de Branding e como alcançá-las:

Reforça os valores da empresa

Toda marca carrega valores em sua atividade e atuação. Todas levantam suas bandeiras. E essas bandeiras têm um grande potencial de gerar identificação e empatia com o público. Afinal, quem não tem ideais?

Nada mais gratificante do que encontrar marcas com valores parecidos com os nossos. E este objetivo pode ser alcançado de inúmeras maneiras, mas há algo essencial: integrar os canais de comunicação que ligam a empresa aos seus consumidores para que os valores subjetivos da primeira se tornem conhecidos e transparentes para os últimos.

O intuito aqui é que os clientes em potencial percebam uma marca (e a empresa que a possui) de uma maneira mais profunda do que a puramente comercial, como uma entidade que tem real influência em sua vida, que compartilha suas preocupações e sonhos.

Cria uma base sólida para a estratégia

O grande intuito do Branding consiste na utilização de ferramentas específicas para que uma marca transpareça valores positivos e alinhados com seus objetivos e as características de seu público-alvo.

Dessa forma, um dos passos mais importantes antes de realizar qualquer ação concreta de Branding é verificar quais, de fato, são os anseios, aspirações, desejos e medos do público cativo de uma empresa. Uma das formas de fazer isto é definir Buyer Personas, personagens semi-fictícios que sintetizam as principais características dos seus públicos de interesse.

Com isso, é possível aplicar estratégias específicas, ressaltar ou adaptar aspectos de uma marca para que ela atenda melhor às expectativas de seus clientes.

Inúmeras ações podem configurar-se como estratégias de Branding: a cor e forma de um logotipo, embalagens, linguagem em anúncios, utilização de palavras-chave específicas e muito mais.

Empresas de sucesso conseguiram transformar e dar identidades únicas às suas marcas, conectando-se de uma maneira subconsciente com seu público e criando uma relação de confiança e parceria.

Fortalece a identidade da marca

Empresas que não se preocupam com os valores transmitidos por suas marcas correm o risco de confundir seu público ou, pior, não causarem nenhuma impressão sólida. Com isso, fica extremamente difícil conseguir posições de destaque no mercado, pois uma empresa sem Branding é apenas mais uma organização que vende produtos.

No entanto, quando todas as ações de uma empresa estão em sintonia com os seus valores e com a cultura e personalidade de seus consumidores, a marca se torna um símbolo e as pessoas procuram seus produtos e serviços atrás de ideias e sentimentos positivos.

Isso proporciona a este negócio poderosas possibilidades de expandir sua influência e manter-se no topo de seu segmento. O Branding, quando bem executado, é absolutamente essencial para empresas de qualquer porte que desejam ter uma identidade forte e bem estruturada, além de uma estratégia consistente.

O resultado são laços mais sólidos com seu público e um impacto maior em sua realidade comercial.

Gera credibilidade para o negócio

Com valores sólidos, uma estratégia alinhada a eles e uma boa comunicação destes valores para o público, a empresa conquista algo valioso: credibilidade.

Não é preciso ser especialista no assunto para saber que, sem confiança, não há negócio. É a confiança que move compras, contratações, negociações, entre outras interações no mercado. E quem confiaria em uma empresa que muda sua identidade ou os valores que defende toda semana?

É aqui que o Branding entra com uma de suas maiores contribuições: a construção estratégica de credibilidade junto ao público.

E a credibilidade vende melhor que qualquer anúncio! Ela não apenas torna os produtos e serviços atuais mais atraentes para clientes antigos e potenciais clientes, mas cria uma base promissora para lançamentos, por exemplo. Imagina que sua empresa decida lançar um novo produto. Se o público já a conhece e confia nela, estará mais disposto a dar uma chance à inovação.

O resultado são mais vendas e menos custos para aquisição e fidelização de clientes.

Preserva a imagem

Toda empresa, em algum momento, enfrenta crises, problemas, dificuldades. E eis aqui uma das maiores contribuições do Branding, ele fortalece a marca a ponto de protegê-la destes contratempos.

Basta imaginar uma marca que enfrenta um escândalo por causa de produtos com defeito, por exemplo. Se sua imagem for fraca, as chances de um problema acabar em tragédia são grandes. As pessoas não sabem que marca é aquela, o que ela defende, se tinha alguma política contra o ocorrido. Como confiar que ela pisou na bola e é capaz de consertar o erro?

Por outro lado, se a marca já tiver conquistado, com um bom trabalho de Branding, a confiança e simpatia do público, é bastante provável que ganhe uma segunda chance. Como dissemos antes, ela já possui credibilidade, valores bem definidos e conhecidos. Todos entenderiam um deslize, todos confiariam em uma recuperação.

Branding é mais do que promoção. Como vimos hoje, Branding é fortalecer, cuidar e proteger a sua marca de intempéries, colocando-a sobre uma base forte de valores, uma imagem positiva e confiança.

E você, como aplica as estratégias de Branding na sua empresa? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!


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