10/01/2018 - 16:59
Vendas

Vendarketing: saiba como integrar ações de marketing e vendas

Com o aumento da concorrência e um público cada vez mais exigente, as marcas se veem obrigadas a apostar em estratégias robustas que garantem os resultados que todos os setores da empresa necessitam. Por isso, uma das tendências mais fortes dos dias atuais consiste em integrar os esforços de vendas e marketing, chegando até o conceito de vendarketing.

Em resumo, vendarketing é a união dos processos, indicadores de performance e metas dos departamentos de vendas e marketing. Ao trabalhar dessa forma, é possível obter resultados de maior qualidade porque o público certo é impactado e a condução comercial adequada é feita logo em seguida.

O vendarketing é um passo natural à frente de uma estratégia voltada à produção de conteúdo estratégico. Se você já mapeia as necessidades do seu público e procura oferecer soluções a ele por meio do seu material, meio caminho já está percorrido.

Conheça abaixo as principais formas de integrar os esforços de vendas e marketing utilizando o vendarketing.

Alinhamento de objetivos

Para que os dois setores possam trabalhar juntos, eles precisam ter as mesmas metas. Atuar com focos diferentes somente vai contribuir para se afastarem dos bons resultados.

A essência do vendarketing consiste em vendas e marketing terem o mesmo conceito de sucesso. Ao usar o vendarketing não só é necessário alinhar as metas como também definir quais os KPIs que vão conduzir o processo.

Definição do perfil ideal de lead

Alinhar objetivos não é o suficiente para trabalhar com o vendarketing. Também é preciso determinar em conjunto o que consiste o lead ideal para a empresa.

A definição do marketing pode ser diferente daquela valorizada pelo departamento de vendas, então, é essencial que exista um acordo entre essas partes. Quais características são importantes para ambos? É essencial acertar esses pontos o quanto antes.

Repasse constante de feedbacks

Mesmo com as melhores intenções de alinhamento entre vendas e marketing, ainda é necessário ter o hábito de repassar feedbacks. Pode ser que alguns pontos não estejam bem definidos, ou seja, preciso ajustar a forma de algum dos dois trabalharem, como metas e métricas utilizadas.

É essencial que exista uma via de comunicação permanente entre essas duas partes, senão a integração não estará realmente estabelecida.

Unificação de softwares

A tecnologia é uma grande aliada das atividades do dia a dia, portanto, precisa fazer parte dos planos de uma união como o vendarketing. Os seus times de marketing e vendas utilizam o mesmo software para planejar e registrar suas estratégias?

Por exemplo, um programa de CRM é essencial para monitorar o status de prospects e é interessante tanto para vendas quanto para marketing que toda a equipe esteja inserida nele.

O vendarketing pode oferecer inúmeros benefícios para os resultados das suas estratégias, mas somente quando é bem implementado. Cada etapa é importante para garantir um melhor alinhamento entre vendas e marketing. É uma forma de atuar de maneira mais estratégica com olhar voltado ao que realmente é vital para os objetivos da sua marca. Aposte nesse formato e comece a aproveitar as vantagens o quanto antes.

Restou alguma dúvida a respeito do vendarketing? Então deixe a sua pergunta nos comentários!


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