Aumentar o lucro da empresa envolve procurar formas capazes de alavancar as vendas e diminuir os custos, além de avaliar processos para descobrir em que áreas é possível economizar dinheiro.
Ao longo deste artigo apresentamos 4 das melhores práticas que você pode adotar a fim de atingir esse objetivo tão importante. Confira!
Uma das razões pelas quais o marketing digital está superando os canais tradicionais é o potencial apresentado por suas ferramentas para interagir, em tempo real, com o público-alvo. Ao contatar sua marca ou empresa, os clientes esperam maiores níveis de envolvimento.
O modo pelo qual você lida com tais compromissos é o que fará a diferença entre o fracasso e o sucesso do negócio. Interagir e fornecer ao público diferentes pontos de engajamento ajuda você a ter uma visão mais acurada do que sua base de clientes deseja.
Essa informação vital pode orientar sua empresa a dar os próximos passos na direção certa, oferecendo ao consumidor uma experiência ainda melhor, desenvolvendo boas relações com ele e gerando a confiança e a fidelização necessárias para fazer sua empresa crescer no longo prazo.
Quanto ao curto prazo, é possível um aumento imediato nos índices de lucratividade por meio de uma forte presença nas redes sociais e na adoção de um atendimento personalizado (por e-mail marketing, por exemplo).
Os produtos ou serviços com maior margem de lucro bruto são, obviamente, os mais importantes para o seu negócio. Sendo assim, é importante identificá-los e se concentrar neles.
Quanto àqueles menos rentáveis, você deve decidir se eles precisam ser removidos completamente ou se é possível (e desejável) melhorá-los por meio de alguma modificação.
Essa decisão é altamente relevante e não deve ser negligenciada, contudo, considere sempre as características gerais do seu negócio e as especificidades da sua base de clientes.
Novos clientes não ajudam somente a gerar lucros, mas também a expandir sua empresa. No entanto, essa estratégia pode requerer investimentos significativos. Em média, é bem mais caro adquirir um novo cliente do que manter um atual.
Há situações, porém, em que é indispensável atrair novos clientes. Para conseguir isso, a maneira mais simples (e lucrativa) é oferecer incentivos aos seus clientes atuais e motivá-los a recomendar seus produtos a amigos e familiares. Afinal de contas, o “boca a boca” (ou buzz marketing) é a forma mais poderosa de divulgação de um negócio.
Mudar os preços pode ser uma perspectiva aterrorizante. No entanto, uma pequena elevação pode causar um impacto positivo nas suas margens de lucro.
Dessa forma, a precificação correta dos seus produtos e/ou serviços é essencial para aumentar o lucro da empresa. Revise regularmente o custo dos itens que você comercializa e ajuste os preços.
Gostou do nosso post? Se você quer saber mais e continuar aumentando a lucratividade do seu negócio, não perca a oportunidade de entender o que é inbound marketing e como ele pode ajudar sua empresa!