5 dicas para não errar no material de divulgação do seu produto

Raphael Peagá

Como uma empresa espera ser encontrada pelo público se não divulga seus produtos e serviços no mercado? A publicidade é uma excelente ponte de comunicação inteligente, que possibilita atrair as pessoas certas. Para tanto, é necessário ter um bom material de divulgação, que seja capaz de despertar a atenção dos potenciais clientes.

Essa é a principal ferramenta que possibilita levar conhecimento sobre a empresa para o público e fazer com que o negócio seja reconhecido. Além disso, trata-se de uma ótima maneira de potencializar a imagem da marca no mercado e torná-la popular, ou seja, comentada pelas pessoas.

A seguir, separamos cinco opções para você não errar na hora de escolher o melhor material de divulgação do seu produto ou serviço e conquistar os melhores resultados com os clientes. Acompanhe!

1. Catálogo

O catálogo é um recurso muito valioso para o negócio, pois representa a principal ferramenta de trabalho dos vendedores. Ele é mais completo do que outros modelos impressos (como os folders ou panfletos) e, por isso, demanda mais atenção e dedicação durante o planejamento. Os produtos e serviços da empresa são organizados e expostos ao público-alvo da marca.

Geralmente, o catálogo é entregue aos clientes já na fase de contratação ou vendas do negócio. Por isso, é muito importante focar em informações relevantes e capazes de agregar valor àquilo que a empresa oferta a seu público. Um bom catálogo deve apresentar as seguintes características:

  • conteúdo bem detalhado e prático sobre os serviços e produtos apresentados;
  • imagens visuais que despertem o interesse das pessoas;
  • um ótimo trabalho de criação da identidade visual da empresa;
  • uma capa atrativa;
  • alta qualidade do material impresso;
  • tamanho adequado para a divulgação dos produtos e serviços.

2. Panfletos

Trata-se de um dos tipos de materiais de divulgação mais baratos de serem produzidos e extremamente funcionais. Com eles, é possível apresentar os produtos e serviços da empresa de maneira extremamente simples e direta. Os panfletos também podem ser utilizados para divulgar ofertas e descontos da marca diretamente no PDV.

Os materiais devem ser produzidos com muito cuidado e atenção, visto que esse tipo de publicidade é facilmente ignorado pelos consumidores. Portanto, é necessário saber exatamente o que vai ser divulgado, evitando outros focos de atenção. Além disso, é muito bom contar com uma estratégia de promoção ou desconto para destacar as ofertas e despertar o interesse do público.

Investir no título e no visual, tornando-o atrativo, é uma forma de evitar que o material fique cansativo e garantir que os clientes da marca sejam conquistados.

3. Folders

O folder é um material de divulgação muito prático para anunciar e divulgar os produtos ou serviços da empresa ao público. Seu uso é muito parecido com o de panfletos, mas é possível trabalhar as informações com mais detalhes e profundidade por meio da principal característica apresentada: as dobras.

Para atingir sua finalidade, é importante ficar atento a alguns detalhes na hora de elaborá-lo. Começando pelo título, deve-se pensar em algo atrativo, que desperte o interesse e a curiosidade do leitor para o restante do conteúdo. Em seguida, use imagens que vão compor o material: é essencial escolher itens que não poluam o folder, sendo breves e de fácil leitura.

A utilização de bullet points, gráficos e tabelas é bem-vinda na composição quando necessária. Além disso, destacar uma possível informação relevante, como ofertas e descontos, é essencial para direcionar a atenção do leitor ao objetivo da empresa com o folder.

4. Redes sociais

marketing nas mídias sociais é uma estratégia centrada em utilizar as redes para potencializar diversas ações praticadas pela empresa. Adotando essa opção, é possível contar com uma ótima visibilidade ao divulgar os produtos e serviços da companhia — tudo isso com um investimento mínimo.

O Facebook, por exemplo, oferece uma ferramenta que tem grande poder de segmentação. Assim, fica mais prático direcionar a publicidade da marca para as pessoas certas, sendo um ótimo material de divulgação para a empresa.

A comunicação nas mídias sociais também pode ser trabalhada como marketing de relacionamento. Dessa forma, é possível criar contato com potenciais clientes da marca e, então, introduzir sutilmente a mensagem publicitária da empresa. Vale lembrar ainda que as redes sociais podem ser utilizadas como canais de atendimento ao público, permitindo um contato mais direto e efetivo com as pessoas.

5. E-mail marketing ou newsletter

Esse é um material de divulgação muito eficiente, capaz de manter a audiência da empresa engajada com os conteúdos enviados. As campanhas de e-mail e newsletter fazem parte das estratégias de marketing digital, pois contam com o melhor custo-benefício quando se trata da geração de leads qualificados para a companhia.

Isso vale principalmente quando tais estratégias são comparadas com outros meios de divulgação. Para tanto, basta que a organização tenha uma lista de e-mails composta por pessoas que se inscreveram no site da marca ou na página de venda de algum produto ou serviço.

Além disso, ter o auxílio de um bom serviço de disparo é uma opção para automatizar todas as mensagens e segmentar o conteúdo de acordo com a base de contatos da organização. Assim, é possível realizar disparos em massa para pessoas alinhadas ao material enviado, melhorando as taxas de abertura de e-mail e cliques nos links.

As ferramentas de e-mail marketing disponibilizam para os usuários relatórios com métricas valiosas, que possibilitam analisar o andamento das campanhas (como as taxas citadas anteriormente, entre outras). Desse modo, a empresa é capaz de aprimorar sua estratégia de venda e conquistar resultados melhores.

Utilizar um material de divulgação de qualidade permite aumentar o alcance da marca, conquistando e fidelizando os clientes. Trata-se de uma maneira de se destacar no mercado com um ótimo custo-benefício, além de gerar um diferencial competitivo para a organização.

Essa ação é capaz de proporcionar uma melhoria nos resultados de venda dos produtos e serviços da empresa, consolidando o posicionamento da marca com o seu público. Portanto, podemos dizer que a publicidade é uma ferramenta do marketing essencial para alavancar os resultados dos negócios.

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