5 métricas para email marketing que você deve acompanhar

Raphael Peagá

O email marketing tem tudo para se tornar o principal direcionador de negócios para a sua empresa. Capaz de impactar o público certo no momento adequado, ele também é uma ferramenta que possibilita ter certeza de que você está tendo um bom retorno. Para isso, é preciso acompanhar as métricas para email marketing corretas.

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder acompanhar diversas métricas a respeito de cada aspecto das suas ações. No entanto, esse benefício também representa um desafio: saber quais números realmente conseguem ajudá-lo nesse caminho.

Mais importante do que mensurar as métricas para email marketing é conhecer aquelas que mostram a evolução da sua campanha. E é isso que você vai aprender neste artigo!

Veja, a seguir, 5 métricas para email marketing que vale a pena acompanhar:

1. Taxa de abertura

A taxa de abertura é uma das métricas para email marketing que precisam integrar a sua análise. Ela mostra a proporção do público que abriu a sua mensagem em relação ao total de pessoas que a recebeu.

Portanto, o seu objetivo deve ser manter essa taxa bem alta, o que significa que uma parcela maior da sua audiência recebeu o seu email e decidiu abri-lo.

2. Taxa de cliques

Inspirar engajamento do seu público é essencial para direcioná-lo às ofertas da sua empresa.

Uma das métricas para email marketing que você precisa acompanhar é a taxa de cliques, que representa a parte da base que clicou nos elementos interativos da sua mensagem. Se ela não inspira cliques, sua abordagem precisa ser revista o quanto antes.

3. Taxa de rejeição

Também chamada de bounce rate, a taxa de rejeição tem dois tipos principais. O soft bounce se refere a envios que não chegaram aos destinatários por erros temporários, como caixa de entrada cheia.

Já o hard bounce simboliza que aquela mensagem jamais será aberta, como é o caso de emails que não existem. Fique de olho nessas métricas para email marketing e garanta uma maior entregabilidade ao seu conteúdo.

4. Taxa de crescimento da base

O crescimento da sua base de contatos deve ser um dos seus objetivos. Isso traz mais audiência para seus emails, contribuindo para que mais leads cheguem até o seu site.

A taxa de crescimento da base representa quantos inscritos você conquistou em determinado período. Para melhorá-la, certifique-se de distribuir links para o seu formulário de cadastro nos locais em que seu público estiver.

5. Taxa de conversão

O email marketing é um instrumento fundamental para que leads se transformem em clientes, portanto, é natural que uma das métricas a serem analisadas tenha a ver com isso.

A taxa de conversão mostra a proporção do público que fechou negócio com você a partir dos seus envios em relação a todos os demais. É um termômetro para a sua capacidade de atingir seus objetivos por meio do email marketing.

Analisar as métricas para email marketing corretas é essencial para o sucesso do seu negócio. Isso fará com que você saiba se suas campanhas têm ajudado sua empresa a atingir seus objetivos ou não, além de permitir ajustes quando necessários. Lembre-se de manter a sua estratégia em plena evolução, adaptando-a conforme você aprende mais sobre o perfil do seu público e as tendências de mercado.

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