Como usar as datas sazonais para impulsionar o seu negócio?

Raphael Peagá

Quando um ano novo começa e a gente dá uma olhada no calendário, há sempre aquelas datas em destaque. Em geral, são feriados e datas comemorativas de maior relevância, mas, hoje em dia, quase todo dia é dia de alguma coisa, e são datas que podem ser produtivas para o seu negócio, se você tiver uma boa estratégia de marketing sazonal.

O que é e por que fazer?

Marketing sazonal é você saber aproveitar essas datas e diferentes épocas do ano, como as estações para impulsionar vendas, fidelizar e/ou conquistar novos clientes, ganhar seguidores nas redes sociais ou alcançar outros objetivos.

Hoje em dia, datas como dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, enfim, as mais populares em que você conseguir pensar ganham campanhas nas redes sociais com frequência. Sabe por quê?!

Porque os brasileiros estão cada vez mais conectados. Somos um dos povos que passam mais tempo navegando na internet e nas redes sociais. De acordo com estudos, são 3 horas e 31 minutos por dia só nas redes sociais.

Então, se a sua empresa é pequena, média ou grande, chegou a hora de começar a olhar para o calendário com carinho e atenção, se é que você já não faz isso. Afinal, as empresas que aproveitam as datas sazonais para promover os seus negócios têm se destacado.

Mas, calma lá! É claro que todo mundo quer aproveitar as datas mais famosas e comerciais, como Natal, Dia das Mães, dos namorados, das crianças, Páscoa, Black Friday, etc. E não somos nós que vamos falar para você não surfar nessa onda, mas a concorrência nessa época é enorme, inclusive, fica mais caro impulsionar posts durante esses períodos.

Por isso, é importante também estar atento às datas que têm mais a ver com o seu negócio. Lembra que falamos que hoje quase todo dia é dia de alguma coisa? Então, uma empresa de produtos sustentáveis, por exemplo, pode usar o Dia do Meio Ambiente para divulgar sua marca e produtos de maneira bastante efetiva, uma loja de bicicletas tem no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), uma ótima oportunidade, e por aí vai.

É aqui que entram o planejamento e a estratégia. Então, dê uma olhada nestas dicas:

Selecione as datas

Comece fazendo uma lista de todas as datas que podem ser importantes para o seu negócio, detalhando quais merecem mais atenção e investimento.


Planejamento

Escolhi a data, e agora?! Não deixe nada para a última hora: pense no que você vai fazer e em como vai fazer acontecer. Vai ser uma campanha? Edição especial de algum produto? Brinde?

Produzindo o conteúdo

Independentemente do que você for fazer, produzir o material de divulgação leva tempo e requer muito cuidado. E, deixando tudo pronto com antecedência, você pode começar a sua campanha antes do seu concorrente.

Oferecendo vantagens

Considere a possibilidade de oferecer benefícios em ocasiões como as que você escolheu: frete grátis, desconto, brindes são sempre boas ideias e boas oportunidades de impulsionar vendas.

 

Tente fazer diferente

A maior parte das empresas, para não dizer todas, vai tentar aproveitar datas comemorativas, por isso é importante tentar passar uma mensagem única.

Invista
Se possível, separe um dinheirinho para impulsionar as suas postagens nas redes sociais. Não precisa fazer isso em todas, mas é interessante nas mais relevantes para o seu negócio.

Pronto! Agora é selecionar as melhores datas e trilhar a melhor estratégia. E lembre-se, a Humann está aqui para te ajudar com uma equipe multidisciplinar completa.

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