Conteúdos épicos: desenvolva uma excelente estratégia para e-books

Raphael Peagá

Os e-books são livros eletrônicos que normalmente abordam temas relacionados à área de atuação de quem os publica. Eles podem ser acessados a partir de diversos tipos de dispositivos, como smartphones, tablets e computadores.

A utilização de uma estratégia para e-books costuma ser eficiente na aquisição de leads, já que esse tipo de publicação serve como uma espécie de moeda de troca, para que os visitantes de um site compartilhem seus dados, tornando possível o acesso ao livro digital e às informações contidas nele.

Hoje em dia, muitas empresas utilizam uma estratégia para e-books, então, se diferenciar no conteúdo dos que você publica é um pré-requisito para o sucesso da iniciativa. É isso que abordaremos neste post: os detalhes que devem ser valorizados para que sua estratégia para e-books supere expectativas. Continue a leitura!

Como criar um e-book épico?

Criar um conteúdo épico é o primeiro passo para o sucesso na sua estratégia para e-books, por isso, confira nos tópicos a seguir como atingir esse objetivo!

Conheça bem os seus leitores

É um dos detalhes mais importantes se você deseja realmente atrair a atenção de quem está lendo.

Conhecer bem os seus leitores e oferecer a eles algo que realmente os interessa é, indiscutivelmente, o segredo para que eles continuem acessando os seus conteúdos e tendo uma boa percepção sobre a autoridade da sua empresa no assunto da sua área de atuação.

Por isso, não deixe de começar pela criação de uma persona bem detalhada. Busque atender exatamente a todas as expectativas que você identificar no seu público.

Mantenha o foco no tema

Nada mais frustrante do que baixar um e-book que promete informações sobre um tema do qual se tem total interesse e, durante a leitura, perceber que ele foge completamente ao que foi proposto no título e na sua descrição — e isso é mais comum do que parece.

Portanto, cumpra, ao longo do conteúdo, todas as promessas que foram feitas ao leitor antes dele optar por baixar o material que você está oferecendo  isso inclui não fugir do tema proposto.

Ofereça um conteúdo estruturado

Nem todo mundo tem tempo de ler um conteúdo longo com atenção, por isso, antes de começar, é comum que se passe os olhos pelo material para ver o que ele de fato oferece e se é interessante mesmo.

Desse modo, estruturar o seu conteúdo, criar bons intertítulos, listas e outros detalhes que facilitem a leitura e mantenha uma coerência entre os tópicos é uma excelente maneira de garantir a qualidade do seu material.

Capriche no design e diagramação

A escolha das imagens que ilustrarão o seu conteúdo, da fonte que será usada para facilitar a leitura sem perder a estética, das cores e formas que guiarão o olhar do leitor ao longo do material fazem parte da estratégia para e-book.

Assim, cuide para que tudo esteja contextualizado, que as imagens tenham significado para o texto, que as cores, tipos e formas estejam de acordo com a identidade visual da empresa e, se for preciso, conte com a ajuda de um designer experiente para ajudá-lo com a diagramação.

Como garantir que sua estratégia para e-books tenha sucesso?

Nada adianta ter um conteúdo perfeito e não saber como distribuí-lo de maneira adequada, então, não deixe de levar em conta também as dicas que você verá nos tópicos a seguir.

Realize teste A/B no CTA da landing page

Crie dois tipos de landing page com CTAs diferentes e veja qual deles dará mais resultados em quantidade de conversões. Adote o mais eficiente!

Ofereça uma landing page responsiva

É muito importante que a landing page da sua estratégia para e-book possa ser acessada de qualquer tipo de dispositivo, assim como o material em si. Aposte no design responsivo!

Crie um cadastro enxuto

Muita gente desiste do conteúdo quando se depara com um fomulário gigante e cheio de perguntas a serem respondidas. Mantenha o seu cadastro enxuto!

Como você pôde ver, uma estratégia para e-books envolve uma série de detalhes importantes que não podem ser ignorados para que seja bem-sucedida e livre de erros.

Gostou das dicas e quer ter acesso a mais conteúdos úteis? Então, siga-nos no Facebook e no Behance!

Compartilhe esse artigo: