Se engana quem acredita que somente a capacitação dos funcionários é suficiente para atingir o sucesso no competitivo mundo corporativo. O líder tem um papel fundamental na gestão de equipes e contribui, diretamente, para o desempenho do grupo.
Mesmo que cada um tenha sua maneira de gerir os colaboradores, esses profissionais apresentam características e valores semelhantes, como:
Quer saber mais sobre a importância de um líder na gestão de equipes? Então confira o nosso post de hoje!
Baixos índices de produtividade são uma das maiores barreiras para o crescimento de uma organização. As ações para manter esse indicador dentro do ideal devem partir do gerente, que também tem a responsabilidade de acompanhar o progresso do seu time.
Os funcionários passam a ter melhores condições para a apresentação de bons resultados para a empresa por meio:
Dessa forma, cabe ao líder identificar as oportunidades dentro do seu setor e agir prontamente, tendo a busca pela melhoria contínua como base de suas ações e metas perante os demais colaboradores.
Para uma empresa que deseja contar com uma equipe forte, é essencial que o gestor monte um grupo com características complementares.
A partir da definição do staff, o líder tem como responsabilidade contribuir para o crescimento dos profissionais — bem como fomentar uma competitividade positiva no ambiente de trabalho.
Além dos treinamentos e capacitações, o líder precisa ter a habilidade de aproveitar as melhores qualidades de cada um. Os feedbacks e avaliações de desempenho são muito utilizados para alcançar o desenvolvimento intelectual e técnico do time.
Complementando esse tópico, é interessante destacar o plano de carreira como outra ferramenta muito adotada na busca pela excelência da gestão.
Com a definição de estratégias de curto e longo prazos, o funcionário passa a ter um acompanhamento capaz de auxiliá-lo no alcance das qualificações necessárias para crescer na companhia e ser um profissional ainda melhor.
A alta rotatividade está presente em todas as empresas que não possuem uma boa gestão de pessoas. Nesse aspecto, é fácil perceber como a liderança exercida sobre o grupo interfere diretamente na motivação e na satisfação dos colaboradores.
O líder que sabe desenvolver precisamente um plano de carreira motiva os funcionários, oferece um clima organizacional favorável ao crescimento e ao relacionamento interpessoal. Ele dificilmente perde seus talentos para a concorrência.
A relevância em diminuir a taxa de turnover se dá pela perda intelectual e financeira que a rotatividade causa. Além de perder um bom colaborador, a empresa ainda tem que arcar com gastos de:
Utilizando metas desafiantes e adotando a delegação de tarefas como forma de integrar a equipe, o líder tem papel significativo no rendimento do grupo e na formação dos funcionários, sobretudo quando o foco da empresa é se destacar no quesito gestão de pessoas.
Quando existe uma definição clara do papel de cada um dentro da empresa, o profissional trabalha focado em um objetivo e consegue conquistar o resultado esperado — sem perder tempo com tarefas alheias e pouco produtivas para seu cargo.
Os gestores que não exercem uma liderança em seu setor, optam por centralizar as atividades pelo fato de não confiarem nos liderados. O reflexo disso é um time dependente do superior e sem capacidade de tomar decisões. Sendo assim, é extremamente importante que um bom líder fique atento a essas questões.
É comum que existam conflitos dentro de um grupo, pois qualquer staff é formado por colaboradores que possuem ideias, objetivos, valores e crenças diferentes. Mais comum ainda é encontrar um gestor que não sabe conduzir esse tipo de problema.
A capacidade de gerenciar essas divergências impacta o clima organizacional e reflete nos resultados da companhia. Sem a atuação do líder, a empresa sofre com a alta rotatividade, desmotivação, problemas de relacionamento e absenteísmo.
Assim, um gestor que realiza pesquisas de clima e soluciona os conflitos consegue manter seu setor forte, unido rumo ao sucesso e com a cultura cooperativa.
Certamente, uma metodologia de abordagem qualitativa com o cliente é requisito indispensável em qualquer empresa. Mas, como isso pode ser materializado nas habilidades de um líder que pretende ser referência na gestão de equipes?
Saber direcionar bem os clientes é algo intrínseco da personalidade de um bom gestor, e isso acaba apresentando reflexos nas habilidades de todo o time.
Partindo dessas ideias, os gestores que possuem boas técnicas de comunicação acabam transmitindo esse tipo de abordagem para o grupo — agregando valor para os clientes e para seu próprio staff.
A grande diferença de negócios que possuem líderes é que os projetos podem ganhar um destaque diferenciado — tanto em termos de produtividade quanto de eficiência financeira. Nesse ponto, o papel do gestor é crucial.
Imagine, por exemplo, como seria elaborar estratégias para desenvolver um novo produto ou serviço sem um bom gestor? Sem sombra de dúvidas, estaríamos lidando com uma equipe confusa e sem um plano inicial bem definido.
Partindo dessa ideia, é válido que os líderes busquem uma formação contínua, sobretudo nos ramos de gerenciamento de pessoas e de projetos. Dessa forma, a empresa reduz custos em quaisquer tarefas que planejar, já que tudo pode será elaborado e reavaliado pelo olhar de um profissional qualificado.
Para entender melhor esse tópico, recorremos aos dados da pesquisa elaborada por professores da Nova School of Business and Economics, com o intuito de identificar a importância de um líder na gestão de equipes.
Os dados indicam que a boa liderança favorece os resultados das empresas — e grande parte disso ocorre quando o gestor é capaz de compartilhar uma missão na qual os empregados “têm o líder como exemplo”.
Partindo dessa premissa é fácil perceber como o papel de liderança corporativa é responsável pelo estabelecimento e cumprimento da missão que a empresa busca exercer no mercado.
Um exemplo clássico nesse sentido é o da rede de restaurantes Outback. No estabelecimento, cada líder é treinado com técnicas de motivação e planejamento de tarefas — o que fez a rede se tornar um dos principais destaques mundiais em termos de qualidade de serviços e produtos.
Como destacamos durante o artigo, o líder possui uma importância imensa nos resultados de uma empresa, gerando diferencial competitivo. O mais importante é que a empresa saiba como fomentar esse tipo de característica, sempre motivando e dando suporte para seus profissionais.
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