O que nunca te contaram sobre ser publicitário

Raphael Peagá

Se você está lendo este artigo, provavelmente já é um publicitário atuante na área ou está pensando em seguir a carreira e embarcar nessa aventura. Nós da Humann elaboramos um conteúdo para que você possa entender melhor sobre como funciona o nosso dia a dia.

O publicitário

No dia 1° de fevereiro, é comemorado anualmente o Dia do Publicitário. Por isso, em comemoração à data e para responder às diversas dúvidas que recebemos todos os dias, trouxemos neste artigo um pouco mais sobre o nosso universo.

Para nós, o publicitário deve ser capaz de direcionar seu olhar, ter senso de responsabilidade e unir a subjetividade do olhar pessoal com a objetividade de uma marca. Ser publicitário é estar conectado com o mundo ao seu redor.

Quem não conhece de perto o universo da comunicação social deve saber que ser publicitário vai além de “trabalhar de chinelo e bermuda”. O dia a dia de um profissional da publicidade é cheio de desafios, pautas, prazos e clientes.

A carreira

Para quem está de olho no mercado de publicidade, é bom saber que existem muitas possibilidades de atuação. O profissional que se forma no curso de Publicidade e Propaganda tem vários caminhos a seguir, em diferentes tipos de organizações, embora se depare com um mercado bastante competitivo e desafiador.

A publicidade é uma profissão com espaço para diversos perfis de pessoas e abre portas a várias áreas de atuação. Dentro das agências é onde o profissional pode exercer as funções tradicionais do publicitário. Para atender aos anunciantes, as agências têm profissionais especializados em áreas como: Atendimento, Planejamento, Redação e Direção de Arte. Quanto maior for a agência, mais especialidades ela pode ter.

Ainda vale a pena investir na carreira?

Você deve estar se perguntando se ainda vale a pena investir na carreira de publicitário, já que o mercado está cheio de empresas, agências e profissionais oferecendo as mesmas coisas, não é mesmo?

Mas calma, ainda há lugar sob o sol para todos nós. Quando você muda a maneira de enxergar sua profissão, muda também sua visão de mercado. O bom publicitário precisa enxergar além do que foi firmado no contrato com o seu cliente.  Assim, sua proposta será seu maior diferencial.

Aqui na Humann

Convidamos alguns de nossos colaboradores (carinhosamente apelidados de “Humannos”) para responder à questão: O que nunca te contaram sobre ser publicitário?

“As pessoas acreditam que um texto com uma ótima sacada e uma criação bonita faz da pessoa um publicitário. O que elas não imaginam é que por trás disso tem muita pesquisa de mercado, de tendências, estudos sobre o público-alvo. O cliente muitas vezes não tem muito bem definido o que ele quer. Um exemplo: quando em um briefing perguntamos o motivo de ele querer investir em Marketing Digital, a resposta é: vender mais. Nosso papel, nesses casos, é questionar: “vender mais qual produto?”, “O que te diferencia?”, “Quem compra de você hoje, o que eles falam sobre seu produto?”… Abrir a cabeça do cliente e fazer perguntas também é trabalho de um publicitário, para que a gente chegue na melhor campanha possível!” disse Mari Bintakos, Head de Digital aqui na Humann.

Para Mireli Correia, nossa Atendimento há mais de 8 anos, foi difícil resumir, mas ela acredita que “O que não te contam sobre ser Publicitário é que precisamos ir além de uma “bela sacada”. Precisamos ter empatia, planejamento, organização, abraçar os desafios do cliente para ambos seguirem em direção ao sucesso!”

Gostou de saber mais sobre o dia a dia de um publicitário? Então, aproveite para seguir a Humann no Instagram e acompanhe nossos conteúdos diariamente.

 

Compartilhe esse artigo: