Os temas mais buscados no Google: como utilizar o Google Trends para impulsionar seu negócio

Emanuelle Porto

Quem nunca pesquisou no Google que atire a primeira pedra. Pois é, quase todo mundo com smartphone ou computador com acesso à internet é um usuário do Google. Falando nisso, o seu cliente possivelmente está no Google e os dados não nos deixam mentir: a ferramenta conta com 3.5 bilhões de pesquisas realizadas diariamente.

 

O Brasil é o segundo país que mais faz buscas no Google

 

Uma pesquisa realizada pela plataforma CupomVálido aponta que o Brasil se encontra na segunda posição global entre os países que mais gastam tempo na Internet. Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Desse total, em 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e em 5 horas e 17 minutos via smartphone.

Mesmo estando em quarto lugar em número de usuários da internet no mundo, o Brasil conta com 139 milhões de usuários, e nós estamos em segundo lugar quando o assunto é buscas no Google. De acordo com um estudo feito pela plataforma Cuponation, nosso país tem 92,58% de pessoas utilizando o sistema da gigante das buscas. 

Os assuntos e temas mais buscados no Google

Anualmente, o Google realiza uma retrospectiva com o resultado dos assuntos mais procurados no serviço de buscas. A divulgação desse compilado costuma ser feita no mês de dezembro e, por isso, a edição mais recente disponível é a de 2021 (clique aqui para acessar). 

O buscador separa os termos em diversas categorias como principais buscas, dúvidas sobre o que são certas coisas, acontecimentos do ano, principais atletas brasileiros, como fazer coisas, bem como filmes, músicas, letras, programas de TV e mais um monte de curiosidades. 

Segundo o próprio Google, as listas são baseadas nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento neste ano em comparação com o ano anterior. Ao todo, são 18 categorias: Buscas do Ano (Geral), Acontecimentos, Como fazer, O que?, Mortes, Filmes, Séries, Programas de TV, Música (Letra), Personalidades, Clubes de futebol, Perto de mim, Quanto custa, Atletas Olímpicos, Receitas, Beleza, Virou meme e Como ser.

Google Trends: uma página focada nos tópicos mais buscados no Google

Observar as tendências de busca de um universo tão abrangente gera insights preciosos sobre o comportamento do público. E é por isso que a companhia lançou em 2006 o Google Trends, uma página focada nos tópicos mais buscados no Google.

Não à toa, o nome da ferramenta tem a palavra “trends”, que significa “tendências” em português. Além de mostrar quais são os assuntos mais bombados do momento, o Google Trends é um ótimo aliado para as empresas. A página gera insights de produtos, categorias e sazonalidades com alto potencial no varejo e e-commerce.

Entender a fundo os interesses e comportamentos do público de uma empresa é fundamental para se dar bem nos negócios. Por esse motivo, o Google Trends precisa fazer parte da estratégia de vendas de quem trabalha com varejo, e-commerce ou deseja aumentar sua receita pela internet.

Pesquisar com frequência os termos mais buscados na internet vai te ajudar a descobrir o que os brasileiros realmente querem consumir. Além de ser o maior buscador do mundo, o Google é o lugar onde mais de 90% das pessoas pesquisam antes de decidir por uma compra.

Aproveite as top trends do Google para impulsionar seu negócio

 

Existem muitas ferramentas de pesquisas de palavras-chave. No entanto, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que o Google Trends também pode fornecer essas informações, enriquecendo ainda mais a sua estratégia de SEO.

 

No Google Trends, há uma opção de descobrir como um termo tem se comportado em diferentes regiões. Na ferramenta, é possível filtrar por países e estados. Dessa maneira, você consegue descobrir quais são os locais que mais pesquisam palavras-chave que tenham relação com o produto ou serviço que você vende.

 

Como você viu ao longo do texto, o Google Trends é um excelente aliado para quem quer ficar por dentro das grandes tendências. Desde ajudar você a planejar com antecedência as tendências sazonais para produzir seus conteúdos para redes sociais, por exemplo, até encontrar um nicho em rápido crescimento, o Google Trends pode fornecer informações importantes que ajudarão a sua empresa a atingir seus objetivos.

 

E se você ainda tem dúvidas sobre a ferramenta, dificuldades de aplicar estratégias e deseja impulsionar seu negócio com uma equipe altamente capacitada para entregar os melhores resultados, a Humann está aqui para te ajudar.

 

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